Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Entrevista com Vicente Falconi : É tudo uma questão de método

Posted by marcelao em julho 25, 2008


Pessoal,

              a última edição da revista HSM Management ( Julho/Agosto 2008 ) traz uma entrevista muito especial com o professor Vicente Falconi, fundador do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Gestão (INDG) e, segundo o instituto American Society for Quality (ASQ), “uma das 21 vozes do século XXI”.

              A entrevista aborda, principalmente, a revolução silenciosa que vem sendo conduzida pelo professor Falconi, com o patrocínio de grandes empresários brasileiros como o Sr. Jorge Gerdau, que consiste em introduzir no setor público brasileiro a mesma capacidade gerencial atualmente implantada em muitas empresas de sucesso. Seu maior case de sucesso é o choque de gestão implantado no governo do estado de Minas Gerais que saiu de um déficit de 12% no orçamento – e da moratória – em 2003 para, em 2006, ter superávit e R$ 3 bilhões para investir.

               Tudo isso baseado na utilização de método, mas ressaltando que nem mesmo o melhor método consegue sucesso se a liderança da organização não faz acontecer. É preciso compromisso, porque os lideres tem que motivar as equipes e enfrentar as resistências. Para isso é preciso levar em consideração o impacto da cultura organizacional, trabalhando com muita franqueza para identificar os problemas e auxiliando a organização na elaboração dos planos de ação.

               Na entrevista, o professor Falconi esclarece como muita simplicidade o conceito de método como sendo a busca e o conhecimento da verdade. É você tomar decisões baseadas em fatos, entender e continuar. Na opinião do professor, as empresas cometem erros – que custam milhões – porque baseiam seus processos decisórios em opiniões, quando deveriam basea-los em dados e na análise dos dados para tranformá-los em informações que ofereçam suporte ao processo decisório.

               No final da entrevista, o professor apresenta uma visão otimista quanto ao futuro do Brasil devido a mudança na cultura politica do Brasil, ainda que lentamente. Ele acredita que uma cultura de gerenciamento voltado para o resultado pode verdadeiramente mudar o Brasil. Esse futuro está sendo possível devido a atuação do grande herói dessa revolução silenciosa abordada na entrevista que é o Sr. Jorge Gerdau que vem esse trabalho homem a homem, com sua influência e seu poder de empresário e de politico.

               Eu, particularmente, gosto muito dos ensinamentos do professor Falconi. Regularmente, visito o site da INDG e leio os artigos publicados no site do instituto (www.indg.com.br) que são leituras simples e muito prazeirosas para quem tem paixão pelo assunto excelência da gestão.

               Portanto, vá a banca mais próxima e adquira a edição da HSM management com a entrevista do professor. EU RECOMENDO.

 

Um abraço.

Leia também os seguintes posts :

Processo Decisório – > Clique aqui para ler;

Importância do planejamento estratégico para o processo decisório – >  Clique aqui para ler;

Importância do planejamento estratégico em ambientes de grandes mudanças – > Clique aqui para ler;

Definição de indicadores – > Clique aqui para ler;

Nova economia exige um novo perfil de profissional – > Clique aqui para ler

Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler;

Questionar é preciso – liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

Inovação – o poder da colaboração – > Clique aqui para ler;

Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler;

Empreendedor corporativo – > Clique aqui para ler;

Empreendedorismo corporativo e o gerente de projetos – > Clique aqui para ler;

Livro : Wikinomics – > Clique aqui para ler;

Transferência de poder e nova postura do profissional – > Clique aqui para ler;

Mudança de época requer mudança de pensamento – > Clique aqui para ler

Benchmarking – Introdução do conceito – > Clique aqui para ler;

Anúncios

8 Respostas to “Entrevista com Vicente Falconi : É tudo uma questão de método”

  1. […] a escrever esse post foi a entrevista do professor Falconi concedeu a revista HSM Management (clique aqui para ler uma resenha da entrevista). Na entrevista, o professor Falconi apresenta o real significado da palavra método. Método em […]

  2. Tanea Fonseca said

    Bom dia!
    Gostaria de mais informações sobre o Prof. Falconi

    Grata

    Tanea Fonseca

  3. marcelao said

    Tanea,

    consulte o site da INDG. O link está na minha lista de sites do Blogroll na coluna esquerda do blog.

    Um abraço.

  4. […] nas últimas 48 horas Frases e Pensamentos MarcantesFrases Inspiradoras sobre Espirito de EquipeEntrevista com Vicente Falconi : É tudo uma questão de métodoFrases inspiradoras sobre SuperaçãoLivro : Qual é a tua obra?Livros que recomendoLivro : O futuro […]

  5. […] “Seu maior case de sucesso é o choque de gestão implantado no governo do estado de Minas Gerais que saiu de um déficit de 12% no orçamento – e da moratória – em 2003 para, em 2006, ter superávit e R$ 3 bilhões para investir.” (vide Blog do Marcelão) […]

  6. Jones said

    Só corrigindo, INDG é apenas Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Nao tem o “nacional”, apesar do N. Até porque eles atuam mundialmente.

  7. […] com a colaboração do grupo do professor Vicente Falconi, sempre referenciado aqui nesse espaço(clique aqui para ler), que atuará inicialmente como colaborador, mas que com o tempo passarão a ser remunerados por […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: