Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Recomendação de programa de TV

Posted by marcelao em julho 12, 2008


Pessoal,

              como já escrevi em outros posts, o nosso aprendizado deve ser contínuo e deve acontecer mesmo que não seja em sala de aula. Isso significa desenvolver um senso de aprendizado que deixe você atento a qualquer oportunidade de aprendizado.

               Uma das formas de aprendizado é assistir alguns programas de televisão. Entre eles recomendo dois :

                – Kitchem Nightmare(canal GNT) – > Programa comandado pelo chef de cozinha Gordon Ransay em que ele visita restaurantes em estado pré-falimentar e presta uma verdadeira consultoria para recuperar o estabelecimento. A primeira ação de Ransay é observar o ambiente e tentar identificar quais as causas do fracasso do empreendimento. A partir daí, Ransay faz uma verdadeira revolução no estabelecimento desde a organização e limpeza do local, passando pela reorganização do menu mais adequado a região e envolvendo até campanhas de marketing com poucos recursos, mas com muita criatividade.

                – Extreme Makeover Home Edition (Canal People and Arts) – > Esse programa envolve escolher uma família que possui uma história de vida relacionada a grandes causas ou que passaram por algum tipo de dificuldade, mas continuaram lutando. A tarefa é reconstruir a casa dessa família em sete dias. Quando digo reconstruir, é recontruir mesmo, chegando a algumas vezes até destruir totalmente a casa e construir uma nova no lugar. É um exemplo de projeto que envolve muitas vezes planejar e executar ao mesmo tempo, mas sempre levando em consideração as necessidades da família.

                Para vocês terem uma idéia do valor desses programas para o aprendizado, hoje, por acaso, assisti a um programa no Discovery Turbo chamado “O futuro dos carros”. Peguei o programa já no seu final, mas assisti ao trecho em que são apresentados um programa da General Motors chamado “7 of 2030” que são 7 estágiarios de design que estão trabalhando na idéia do carro para 2030.

                O objetivo desse programa da GM é desenvolver nesses jovens estagiários a mentalidade de futuristas para criarem o que seria o carro do futuro, uma vez que a idéia é que futuristas devem pensar no impossível. Daí surgem idéias de design de carros associados ao esporte como Ski na neve que poderia servir de base para um carro que teria o movimento de swing dos praticantes do esporte ao descer uma montanha, ou a idéia de design de um carro baseado nos conceitos de de um caça da força aérea.

                 Abaixo, segue um video sobre esse programa de contratação de estágiarios :

                 Os conceitos utilizados são baseados na idéia de que agora os carros é que devem se adaptar as cidades e não as cidades é que devem se adaptar aos carros. Outro conceito que deve ser utilizado é desenvolver esses carros para a chamada “Geração I” que são as pessoas que nasceram depois da consolidação da Internet e que já vivem em um mundo digital.

                Esses são exemplos de programas em que podemos aprender muito e aplicar esse aprendizado dentro das empresas. No caso do programa da Discovery Turbo, fica evidente o investimento em criatitividade da GM no talento humano buscando aliar a técnica com a arte do design.

Um abraço.

Leia também os seguintes posts :

Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler;

Inovação – o poder da colaboração – > Clique aqui para ler;

Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler;

As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler;

Dicas para estimular a criatividade – > Clique aqui para ler;

Importância do aprendizado contínuo – > Clique aqui para ler

Importância da gestão do conhecimento e da gestão por competências – > Clique aqui para ler;

A importância das pessoas para a inovação nas empresas – > Clique aqui para ler;

Medo – barreira para a inovação – > Clique aqui para ler;

Anúncios

2 Respostas to “Recomendação de programa de TV”

  1. montmello said

    Marcelão,

    valeu pelas dicas. Já tive a oportunidade de assistir ao Extreme Makeover e, de fato, se trata de um programa impressionante sob vários aspectos. Quanto aos outros vou procurar assistir, mas o mais importante é ressaltar aquilo que você afirmou no início de seu post: atualmente, é fundamental que aproveitemos todas as oportunidades de aprendizado.

    Abraço,

    Marcelo Mello

  2. […]              Um exemplo de empresa que está pensando no futuro é a GM com seu projeto ”7 of 2030″ que consiste em 7 estagiários de designer que estão pensando no carro do futuro em 2030. Resta saber se a GM irá sobreviver em virtude dos últimos problemas que ele vem enfrentando devido a complexidade de sua operação e a perda da sua liderança mundial para a Toyota. Esse case já foi comentado aqui nesse blog no link : https://marcelao.wordpress.com/2008/07/12/recomendacao-de-programa-de-tv/ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: