Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Google – Modelo de inovação na gestão

Posted by marcelao em junho 19, 2008


Pessoal,

             como já havia comentado nos posts anteriores, vivemos em uma época em que serão necessárias novas formas de pensar, novas formas de agir e gerenciar nossas empresas. Esta é uma época caracterizada pelo acesso facilitado a informação, pelo dinanismo das mudanças e que requer maior agilidade das empresas na tomada de decisões, diferente da era passada (revolução industrial) em que as decisões podiam aguardar meses para serem tomadas.

              Essa exigência por maior agilidade nas decisões vai de encontro ao processo decisório dos modelos de gestão atualmente utilizados pela grande maioria das empresas. Nesses modelos, as decisões são tomadas com muita informação buscando diminuir o risco ao máximo possível. A pergunta é : se você tem todas as informações para tomar decisão, porque você precisa de gerentes?

              Como já havia colocado em post anterior, qualquer decisão, por melhor que ela seja, possui um alto nível de risco de estar errada até porque você nunca terá todas as informações disponíveis, até porque para te-las exigirá muito tempo e a um custo elavadissimo. Daí a necessidade de rever os modelos de gestão de forma a envolver mais todos os níveis da empresa nesse processo.

              Para isso, será necessária implantar uma cultura empreendedora na empresa que permita as pessoas a assumirem riscos e experimentar novas soluções. Quando tratamos de risco e experimentação estamos sujeitos ao surgimento de erros durante esse processo, erros esses que são alvo de punição nos modelos de gestão atuais, mas devem ser encarados como instrumento pedagógico nos modelos de gestão inovadores do século XXI.

               Os modelos de gestão inovadores do século XXI exigirão que seja criado um ambiente dentro das empresas que promova e incentive o uso da criatividade dos funcionários e estimulando-os a experimentar suas idéias. Estamos falando de clima e cultura organizacional e de motivação dos funcionários.

               Agora, a pergunta é : Como isso funciona no Google?

               O Google é uma empresa que foi fundada em 1996, ou seja, quando a Internet já estava sendo utilizada em larga escala. Seu negócio é publicidade com base em pesquisas. Para isso, ele oferece um serviço gratuito de pesquisa de termos na Internet e vincula os resultados das pesquisas a anúncios publicitários, os chamados links patrocinados. O resultado é que em três anos (2001-2004) sua receita passou de R$3,2 bilhões de dólares para 10,6 bilhões de dólares e seu valor de mercado saltou para 140 bilhões de dólares.

               Mas qual é a receita para manter esse sucesso e continuar crescendo e inovando?

               Os fundadores sabem que em um mundo de descontinuidade, o que mais importa não é a vantagem competitiva de uma empresa em um dado momento, mas sua vantagem ao longo do tempo. Para isso, era necessário criar um modelo de gestão que acompanhasse a evolução da própria WEB, ou seja, era necessário agilidade para adaptar-se as frequentes mudanças desse século.

               A primeira ação era transformar a empresa em um modelo de empresa que atraisse os talentos existentes no mundo para trabalhar nela. Um dos pilares desse modelo está na missão visionária dos fundadores em transformar o mundo em lugar melhor para viver organizando todas as informações existentes. As pessoas que trabalham no Google acreditam piamente nessa missão.

               Outro pilar desse modelo, era transformar o local de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de passar a maior parte de seu tempo. O modelo de gestão do google é baseado pequenas unidades de trabalho autonomas (Intraempreendedores – Empresas dentro da empresa), grande número de experiências e feedback intenso entre os colegas. Dentro desse ambiente, um fracasso como o Gmail, em termos de resultado financeiro, é considerado como valioso devido ao aprendizado fortuito que ele rendeu, pois gerou a idéia de criação do AdSense.

               O modelo de pequenas equipes permite uma maior autonomia aos colaboradores da empresa, mesmo em projetos maiores que exigem 30 pessoas, as equipe são divididas em pequenos grupos de no máximo quatro participantes trabalhando no aperfeiçoamento de um serviço especifico. Essa diretriz facilita a agilidade do projeto, uma vez que são menos pessoas para convencer e menos interdependências para administrar. Isso faz com que as equipes pareçam com pequenas start-ups do que uma burocracia inchada.

               Outro pilar do modelo é o fluxo contínuo de informações dentro da empresa. O Google investiu pesado na formação de uma rede de comunicação horizontal que torna fácil para os funcionários trocarem idéias, fazer pesquisas de opinião entre os colegas, recrutar voluntários e formar grupos de mudança. É um sistema de comunicação que é muito mais eficiente do que qualquer sistema de e-mail. Para isso, eles utilizam quatro ferramentas :

                 – Misc-lists -> Mescla de idéias e comentários variados aberta a todos os membros de equipe que envolvem assuntos que vão desde a estratégia polêmica do Google na China até o cardárpio dos refeitórios da empresa.

                 – MOMA -> Linhas de discussão para cada um das várias centenas de projetos internos da empresa, facilitando para as equipes a comunicação de seu progresso, a obtenção de feedback e a solicitação de ajuda.

                 – Snippets -> É um site em que cada engenheiro do Google publica um resumo semanal de medidas e realizações pessoais, possibilitando a pesquisa de qualquer pessoa para localizar pessoas que estão trabalhando em projetos semelhantes, ou simplesmente para se manter em dia sobre os acontecimentos.

                 – TGIF – > Reunião semanal com todo o pessoal no café do GooglePlex, em que os fundadores apresentam novos contratados, resumem os eventos importantes da semana e comandam uma sessão de perguntas e respostas com a participação de todos.

                 É a transparência interna do Google e o feedback continuo entre colegas e não um quadro enorme de gerentes de nível médio, que mantém as iniciativas díspares da empresa no caminho certo. O Google sabe que a única maneira de “administrar” nesse contexto é aplicar o talento coletivo da organização às pequenas e grandes decisões – e isso exige franqueza, transparência e muita comunicação horizontal.

                  Mas, o que poderiamos aproveitar desse modelo e implementar em nossas empresas?

                   Na minha opinião, A primeira medida a ser tomada é valorizar as idéias mais do que as credenciais, ou seja, criar uma democracia de idéias permitindo a todos os colaboradores terem a liberdade de expressar seus pensamentos e opiniões, por mais político que fosse seu posicionamento tornando, por exemplo, o debate interno sobre estratégia e direcionamento em um processo aberto, dinâmico e sem censura da mesma forma que já ocorre na Web com as redes sociais como Orkut e os blogs.

                    A internet destruiu o poder das elites de determinar o que deve ser publicado ou conhecido e como resultado disso temos hoje uma explosão de opiniões, comentários, recomendações e descobertas on-line. Atualmente, 175 mil novos blogs são criados diariamente, e 1,6 milhão de novas postagens são feitas nos blogs existentes. Na Blogosfera, a autoridade não vem de cima, nem pode ser comprada. A única maneira de conseguir credibilidade é escrever o que muitas pessoas querem ler.

                  Nesse contexto, as empresas deveriam convidar seus funcionários a publicar blogs internos impactantes, ou fazer debates on-line, aberto a todos, sobre decisões importantes. Encoraja-los a escrever blogs críticos internos, além de incentivar a leitura e a fazer comentários. O blog pode ser um meio de diálogo que até então não existia dentro das empresas.

                 Os blogs podem ser ferramentas excelentes para criar dentro das empresas um sistema de inteligência coletiva através de aplicação dos principios da democracia na tomada de decisões estratégicas.

Um abraço.

Leia também os seguintes posts :

Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

Livro : Desafios gerenciais do século XXI – > Clique aqui para ler;

Empreendedor corporativo – > Clique aqui para ler;

O que é liderar? – > Clique aqui para ler;

Competências dos lideres do futuro – > Clique aqui para ler;

A importância das pessoas para a inovação nas empresas – > Clique aqui para ler;

As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler;

Livro : Wikinomics – > Clique aqui para ler;

Para os rebeldes. Pense diferente – > Clique aqui para ler;

Revolução na sociedade – > Clique aqui para ler;

Mudança de época requer mudança de pensamento – > Clique aqui para ler;

Época de mudança ou mudança de época – > Clique aqui para ler;

Transformação da empresa deve vir de cima ou de baixo – > Clique aqui para ler;

Anúncios

53 Respostas to “Google – Modelo de inovação na gestão”

  1. Jônatas Isvi said

    Ótimo post sobre o google, um modelo de empresa que inova, na verdade sobrevive inovando. Temos muito o que aprender com estas soluções, principalmente nos dias de hoje onde a individualidade está mais presente em nossas vidas, os problemas de um grupo são as soluções de um outro.

    Abraços!

  2. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui; […]

  3. […] Recentes Livro : Desafios ger… em Miopia GerencialLivro : O futuro da … em Google – Modelo de inovação …Livro : O futuro da … em Para os rebeldes. Pense D…Importância do plan… […]

  4. […] Recentes Livro : Gestão por … em Google – Modelo de inovação …Livro : Desafios ger… em Miopia GerencialLivro : O futuro da … em Google – Modelo […]

  5. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui; […]

  6. […] Comentários Recentes Entrevista Mario Ser… em Livros que recomendoLivro : Empreendedor… em Como transformar sua empresa e…Livro : Empreendedor… em Inovação – O poder da c…Livro : Empreendedor… em Medo – Barreira para inov…Motivação – O que … em Google – Modelo de inovação … […]

  7. […] – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler;Clique aqui para […]

  8. […] empresa é flex… em Importância do aprendizado…Sua empresa é flex… em Google – Modelo de inovação …Será o Fim do SECON… em Livro : Desafios gerenciais […]

  9. […] Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  10. […] Comentários Recentes É o fim do analista… em Mudança de época requer Muda…É o fim do analista… em Nova economia exige um novo pe…montmello em Tendências da tecnologia da…montmello em Recomendação de programa de…Tendências da tecno… em Google – Modelo de inovação … […]

  11. […] Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  12. […] da fran… em Importância do aprendizado…Importância da fran… em Google – Modelo de inovação …Importância da fran… em Entrevista com Vicente […]

  13. […] Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  14. Diego Aires said

    olá, MARCELÃO, sou estudante de gestão Empresarial em uma das fatecs aqui do estado de São Paulo..Bom, li esse artigo sobre essa nova forma de gestão da goolgle, justamente o tema de meu tcc…bom, na verdade eu nao sei se encaixa ai mesmo.. gostaria q vc me desse uma força…
    modelo de inovaçao na gestao tem alguma coisa a ver com flexibilizaçao do trabalho?
    queria uma definicão de flex. do trab. tipo daquele jeito que funciona na google…os espaços, o tempo etc…
    meu tema é formas de flexibiliçao do trabalho como fator motivacional em empresas de tecnologia…. ai eu ia estudar o case da google..
    bom, de inicio éra só isso ..
    um grande abraço…

  15. marcelao said

    Diego,

    obrigado pela visita.

    Quanto as suas perguntas sobre o Google, inovação na gestão tem a ver com flexibilização no trabalho.

    É bom deixar claro que qualquer coisa que se faça em gestão deve sempre buscar resultados, pois o que adianta você ter um excelente clima e cultura organizacional se a sua empresa está prestes a falir.

    Quanto ao Google, tudo na empresa é voltado para dar as melhores condições de trabalho para os talentos existentes dentro dela, afinal de contas, a função do administrador é transformar o conhecimento em ação e consequentemente em resultado.

    Vamos usar um exemplo : Existem lojas, como a livraria cultura, que todo o ambiente fisico é voltado para você consumir como a arrumação dos livros, os móveis para você sentar e ler um pouco do livro, o sorriso dos atendentes. Eu quando vou a livraria Cultura, dificilmente eu saio de lã sem, pelo menos, um livro.

    A mesma coisa acontece no Google com a diferença que o ambiente fisico e o clima de colaboração contribuem para o aumento da criatividade.

    Existem ferramentas que estimulam a comunicação interna sem restrições para que a troca de idéias role solta.

    Para ajudar você no seu trabalho, recomendo a leitura do livro “O futuro da administração” de Gary Hammel, cujo resumo você encontra aqui no blog na página de livros que recomendo. Além disso, existem vários vídeos no youtube que mostram como é o ambiente de trabalho no Google, inclusive o escritório aqui do Brasil.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

  16. […] Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  17. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui; […]

  18. […] Comentários Recentes Livro : O futuro da … em Nova economia exige um novo pe…Livro : O futuro da … em Importância da gestão de pes…Livro : Qual é a tu… em Livro : WikinomicsFrases inspiradoras … em Empreendedor CorporativoImportância do plan… em Google – Modelo de inovação … […]

  19. […] Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  20. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  21. […] – Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  22. […] – Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  23. Odete said

    Marcelo, fiz recentemente um curso oferecido pelo Sebrae falando a respeito de Liderança e Motivação. Sou totalmente leiga no assunto, mas todas as questões que envolve o tema, me fizeram me sentir viva. Viva para novos conhecimentos, para novas opiniões, paradigmas e assim vai. Achei o seu blog maravilhoso, recheado sobre minhas curiosidades, até me deu vontade de criar um…rs
    Bom, parabéns pelo conteúdo, e obriagada por compartilhar todo esse seu conhecimento, estarei sempre o visitando.

    Sucesso!!!

  24. […] – Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  25. […] – Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  26. […] – Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler […]

  27. […] Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  28. […] – Google – Modelo de inovação na gestão – > Clique aqui para ler; […]

  29. […] –  Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  30. […] –  Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  31. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler; […]

  32. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler; […]

  33. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler; […]

  34. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler; […]

  35. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler; […]

  36. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler; […]

  37. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler; […]

  38. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  39. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  40. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  41. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  42. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  43. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  44. diego aires said

    olá, marcelo, tudo bem?
    esse modelo de gestão do google poderia ser um modelo participativo de gestão? ou algo além disso?

  45. […] Comentários Perguntar é a respos… em Gestão 2.0 : Fortaleça os…Perguntar é a respos… em O Dilema da Inovação na G…Perguntar é a respos… em Correios, Google trends e o fi…Paulo Cesar do Nasci… em Sobre o autordiego aires em Google – Modelo de inova… […]

  46. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  47. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  48. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  49. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  50. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  51. […] – Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui para ler; […]

  52. Julio Molino said

    Excelente blog.Parabens!!!

  53. Cintia said

    Prezado Marcelo, seu blog é instrutivo. Estou elaborando um trabalho sobre o Google. Trabalho este de MBA. Minha equipe e eu gostariamos de saber seu ponto de vista quanto aos pontos negativos e positivos da gestào corporativa do Google. Nos ajude!!!

    Grata.

    Cintia e equipe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: