Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

BenchMarking – Introdução do conceito

Posted by marcelao em junho 17, 2008


Pessoal,

              o objetivo do post é apresentar o conceito de benchmark, pois será um conceito utilizado nos dois próximos posts desse blog que tratarão do modelo de gestão inovador do Google e definição de indicadores.

              Segundo Kotler, Benchmark ou Benchmarking é estudar as empresas com as melhores práticas, a fim de melhorar o próprio desempenho.

              Já a FNQ conceitua Benchmarking como sendo um processo de comparação dos indicadores de desempenho da empresa com padrões de excelência de outras empresas.

             Os dois conceitos convergem quanto ao objetivo de aprimoramento organizacional como um processo sistemático para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho de organizações reconhecidas como realizadoras das melhores práticas. O Benchmarking é uma importante ferramenta de diagnóstico que fornece informações importantes para o processo de aprendizagem empresarial extraindo benefícios do trabalho intelectual desenvolvido pelo mercado.

             No entanto, benchmarking não é simplesmente “Copiar e colar” as melhores práticas de outras empresas. É preciso entender o contexto envolvido na aplicação daquela prática alvo do benchmarking na empresa detentora da melhor prática que envolve entender a cultura da empresa, as razões que levaram a adoção da prática, as competências envolvidas, etc.

             O benchmarking pode ser feito entre empresas de diferentes setores. Esse tipo de benchmarking chamamos de benchmarking funcional. Por exemplo, uma empresa do ramo bancário que precisa melhorar a sua logistica pode fazer um benchmarking com o Wall-Mart que é referência quando o assunto é logistica. Para isso será necessário abstrair e concentrar-se na essência do processo, fazendo analogias e adaptando os processos ao contexto da organização.

             Como escrevi no primeiro parágrafo, o objetivo desse post era apresentar o conceito de benchmarking visando os dois próximos posts. Como vocês já devem ter reparado, sou um critico contumaz dos modelos de gestão baseados no patrulhamento e forte hierarquia, características dos modelos de administração de empresas da revolução industrial. Diante disso, o próximo post abordará os conceitos do modelo de gestão do Google como benchmarking dos modelos de gestão do século XXI, era da revolução do conhecimento.

Até lá e um abraço.

Leia também os seguintes posts :

 Livro : O futuro da Administração – > Clique aqui para ler;

Livro : O lider do Futuro – > Clique aqui para ler;

Definição de indicadores – > Clique aqui para ler;

Processo Decisório – > Clique aqui para ler;

Importância do aprendizado contínuo – > Clique aqui para ler;

Miopia Gerencial – > Clique aqui para ler;

Modelos de gestão – Necessidade de evolução – > Clique aqui para ler;

Anúncios

2 Respostas to “BenchMarking – Introdução do conceito”

  1. guilherme oliveira said

    Boa Noite

    Boa noite estou realizando um trabalho sobre a brasil foods no caso a perdigão
    E gostaria de saber como que faço para montar o benchmarking pois andei pesquisando e não ficou muito claro. Será que teria como me ajudar.

    • marcelao said

      Guilherme,

      primeiro você precisa definir o que você vai medir, o que você quer comparar com outra empresa. Esse é o primeiro passo. Depois é comparar os números e identificar porque há essa diferença, quais as práticas existentes na outra empresa que sua empresa não adota e que são as responsáveis pela diferença entre os resultados da sua empresa e a empresa que você escolheu como benchmarking.

      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: