Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Modelos de Gestão – Necessidade de evolução

Posted by marcelao em junho 4, 2008


Pessoal,

             como já comentei em outros posts, estamos passando por uma transformação silenciosa que muitos consideram como uma época de mudança, mas que na verdade trata-se de uma mudança de época. Uma época em que as relações entre capital e trabalho, empresa e funcionários também sofrem mudanças, principalmente se levarmos em consideração fatores como a globalização e a maior facilidade de acesso as informações, o que aumenta o nível de competitividade no mercado mundial.

             Na palestra que realizei na AIEC (acesse o post aqui e baixe a apresentação), discursei sobre as três formas de exercício de poder que são através da violência, riqueza e informação. Podemos relacionar essas três formas de poder as três ondas de Toffler que envolvem a revolução agrícola, revolução industrial e a revolução da informação. Antes da revolução agricola, o poder era exercido através da violência. Na revolução agricola e industrial, o poder passa a ser exercido pelo acumulo de riquezas como posse de terras, ou pela posição hierárquica dentro do organograma da empresa caracterizados pelos altos salários.

             Nessas duas revoluções, a quantidade de cursos níveis superiores e de pessoas que possuiam os titulos referentes a esses cursos era um número pequeno e, na sua grande maioria, disponíveis no continente europeu, ou seja, a graduação somente era viável economicamente aos filhos dos grandes fazendeiros ou grandes industriais, principalmente nos países mais pobres.

             Com o aumento do número de faculdades e com o acesso a informação cada vez mais facilitado, principalmente com o advento da internet, o trabalhador começou a possuir mais informação e, consequentemente, a formar mais conhecimento. Apenas, para exemplificar, há dez anos atrás era possível que a maioria das pessoas em uma empresa de tecnologia não possuissem nível superior, realidade completamente diferente dos tempos atuais onde as pessoas possuem, no minimo, um curso de nível superior.

             Agora, prestem atença a figura abaixo :

 

            Eu pergunto a vocês : Existe alguma diferença entre esses objetos? Se analisarmos conceitualmente, não houve nenhuma mudança, todos eles são, em essência, jogos ou brinquedos para entretenimento. O que mudou foi a forma de oferecer esse entretenimento, a tecnologia ofereceu novas possibilidades permitindo que o joguinho de basquete do aquaplay pudesse ser jogado com maior interatividade, com maior proximidade de um ambiente de um jogo de basquete e com imagens mais precisas.

            Utilizando esse último parágrafo como analogia, eu pergunto o que mudou nos modelos de gestão das empresas? Será que eles se adaptaram aos novos tempos onde os trabalhadores possuem acesso mais fácil a informação e possuem um nível de escolaridade maior que os trabalhadores do século passado incluindo faculdades, MBAs e em alguns casos até mestrado e doutorado?

            Na minha opinião, a resposta é não. Os modelos de gestão ainda estão baseados no exercício do poder através da hierarquia, da posição superior no organograma da empresa, no comando e controle das atividades pelo supervisionamento. Não há nenhum erro nesses modelos, afinal de contas, eles nos trouxeram até os dias de hoje e são responsáveis por muitas das facilidades que a nossa vida atual possui. O que ocorre é que eles não evoluiram, não se adaptarem aos novos tempos, tempos de maior instabildade em que o conhecimento passa a ser o bem mais valioso de uma empresa, onde o talento humano é escasso e valioso.

            Toda a empresa é construído sobre três pilares : Processos, Ferramentas e Pessoas. Processos para definir o que deve ser desenvolvido e como deve ser desenvolvido, ferramentas como os computadores para otimizar a execução dos processos com maior agilidade, precisão e segurança. Mas o que faz a diferença nesse mundo cada vez mais globalizado são as pessoas. Pessoas com talento, com vontade de empreender, de assumir riscos. Pessoas dispostas a se adaptarem com rapidez as mudanças do ambiente competitivo, capazes de criar e inovar, de trabalhar em equipe e com ética.

            Então, vocês podem perguntar : Mas processos e ferramentas não são importantes também? Claro que são, mas estão disponíveis para todas as empresas, tornaram-se comodities. O servidor de última geração que você adquire para sua empresa, também pode ser comprado pelo seu concorrente. Implantar um processo de gestão de projetos pode ser feito por qualquer empresa, mas o que vai tornar a sua empresa diferente do seu concorrente é o nível de talento que as pessoas da sua empresa apresentam.A pessoa de talento é diferenciada, não é todo mundo que tem e não são todas as empresas que estão dispostas a pagar por essas pessoas talentosas que fazem a diferença.

             Para trabalhar com essas pessoas de talento ou fazer com que as pessoas da sua empresa produzem cada vez mais e melhor e venham a se tornar novos talentos, será necessário evoluir os modelos de gestão das empresas. Será necessário evoluir de um modelo calcado no controle e policiamento para um modelo que vise a facilitar e possibilitar o trabalho de pessoas talentosas.

             Será necessário desenvolver líderes que atuem como comunicadores da visão estratégica da empresa permitindo que as pessoas possam se autogerir sem a necessidade de supervisão.  Exigirá a diminuição dos níveis hierarquicos das empresas para que as decisões sejam tomadas com maior velocidade e qualidade, deixando-as mais a cargo de quem executa as tarefas e não de pessoas que estão longe do processo produtivo e não vivenciam a realidade do dia-a-dia.

            O ambiente competitivo mudou. Hoje o poder das empresas está sendo transferido para o trabalhador do conhecimento. Diante disso, há uma necessidade urgente de se evoluir os modelos de gestão das empresas.

 

Um abraço.

Leia também os seguintes posts :

Época de mudança ou mudança de época? – Clique aqui para ler;

Revolução na sociedade – > Clique aqui para ler;

Livro : Wikinomics – > Clique aqui para ler;

Quanto vale uma empresa da nova economia? – > Clique aqui para ler;

Transferência de poder e nova postura do profissional – > Clique aqui para ler;

Competências dos lideres do futuro – II – > Clique aqui para ler;

A sua empresa é do século XXI? – > Clique aqui para ler;

Miopia gerencial – > Clique aqui para ler;

Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

Anúncios

18 Respostas to “Modelos de Gestão – Necessidade de evolução”

  1. Jefferson said

    Marcelão

    Excelente exposição sobre a evolução. Gostaria de ver informações a respeito de organizações matriciais.

    Abraços

  2. […] – Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui; […]

  3. […] Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  4. […] Mundial de Est… em Transferência de poder e nova…Forum Mundial de Est… em Modelos de Gestão – Necessida…Forum Mundial de Est… em Questionar é preciso – Lidera…Forum Mundial de Est… […]

  5. […] Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  6. […]   Revista Galileu/ Agosto 2003Imagem- disponível em: marcelao.wordpress.com/…/ […]

  7. […] –  Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] –  Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  9. […] é o seu difere… em As sete leis da criativid…Qual é o seu difere… em Modelos de Gestão – Necessida…Frases Inspiradoras … em Importância do Planejamento […]

  10. […] –  Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  11. […] – Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  12. […] – Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  13. […] – Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  14. […] – Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  15. […] – Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  16. […] –  Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  17. […] – Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler; […]

  18. edna said

    Olá!!
    O que vc me sugere para ler em relação a
    ” empreendedorismo na enfermagem?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: