Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Transformação pela Tecnologia

Posted by marcelao em junho 3, 2008


Pessoal,

               hoje assisti no site da globo.com, a série de reportagens que o Jornal Nacional apresentou na semana de 26.05 a 30.05 sobre as transformações que a tecnologia da informação vem fazendo na nossa sociedade. A série de reportagens está disponível no link : http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,LS0-15457-58471,00.html

                A série apresentada pelo JN é de muita qualidade e aborda várias questões já colocadas por esse blog (leia no final os posts relacionados) como o poder que a Internet tem de possibilitar situações que não eram possível tempos atrás como a reportagem sobre os Indios Ashaninka que vivem na fronteira do Brasil com o Peru que evitaram a guerra e a exploração de suas terras com o envio de e-mail.

               Além dessa reportagem sobre os indios, destaco as reportagens sobre as possibilidades de melhoria da educação, principalmente em lugares isolados onde é muito dificil trazer e fixar professores do ensino médio como, por exemplo, Fernando Noronha. A tecnologia possibilitou a jovens, que residem nesses lugares isolados, a tornar mais possível seus sonhos de realização como profissionais.

               Outra reportagem interessante é sobre o vale do silicio, onde é contada a história de jovens empreendedores que trabalhavam nas garagens de suas casas e criaram verdadeiros impérios como o Google e a HP. O reporter foi muito feliz ao abordar a questão do espirito empreendedor desses jovens que aprenderam desde cedo a assumir riscos, saber enfrentar o fracasso de cabeça erguida, e mesmo depois de cometer muitos erros, são capazes de começar tudo outra vez. Destaque para a reportagem com os fundadores do Google que fizeram as ações da empresa saltarem de 85 dólares para 600 dólares.

               A série fecha com a apresentação das novidades que estão vindo aí, onde destaco o conceito de “Cloud Computing” onde será possível, em um futuro não muito distante, que os computadores de casa não terão discos rigidos ou processadores, pois tudo estará conectada a uma grande rede que oferecerá os serviços de armazenamento e processamento, ou seja, você vai estar aqui no Brasil e o processamento do cálculo financeiro que você controla em uma planilha excel será atendido por uma máquina na Austrália e os dados armazenados na Rússia.

 

Um abraço.

Leia também os seguintes posts :

Livro : O futuro da administração – > Clique aqui;

Como transformar sua empresa em uma empresa do século XXI – > Clique aqui;

A sua empresa é do século XXI? – > Clique aqui;

Quanto vale uma empresa da nova economia? – > Clique aqui;

Livro : Wikinomics – > Clique aqui;

Revolução na sociedade – > Clique aqui;

Época de mudança ou mudança de época? – > Clique aqui;

Palestra realizada na Aiec – > Clique aqui;

             

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: