Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Livro : Balanced Scorecard Pessoal

Posted by marcelao em maio 26, 2008


Pessoal,

 

               este livro é de de Hubert Rampersad, consultor respeitado e reconhecido internacionalmente nas áreas de comportamento organizacional e gestão de negócio, autor de 12 livros e tem cerca de 100 artigos publicados nas mais importantes revistas especializadas internacionais.

                No prefácio do livro, o autor convida os leitores a uma viagem interior para descobrir seus valores, esperanças, sonhos e aspirações possibilitando visualizar objetiva e autenticamente sua vida enquanto pessoa completa.

                O objetivo do livro é apresentar as pessoas uma metodologia que oferece a oportunidade de criar, acompanhar, medir e aperfeiçoar seu próprio desempenho não só nas organizações onde trabalham, mas como cidadãos e membros da família.

               O livro é complementar ao livro anterior do autor chamado “Total Performance Scorecard : Redefining Management to achieve Performance with Integrity” acrescentando um método efetivo para que gerentes apliquem coaching nas demais pessoas buscando mudar o comportamento dos individuos a fim de impulsionar a eficácia organizacional, melhorar a performance e aumentar o autoconhecimento, a responsabilidade pessoal e motivação. A maioria dos gerentes têm uma auto-imagem equivocada e essa falta de autoconhecimento provaca grandes danos, pois a maioria dos gerentes pensam que motivam, estimulam e ouvem atentamente seus funcionários que, por sua vez, sentem uma enorme falta de interesse e, raramente, sentem-se estimulados. Organizações vencedoras são aquelas onde as pessoas que nela trabalham sentem-se realizadas profissionalmente e felizes através do alinhamento entre os objetivos organizacionais da empresa com os objetivos pessoais de cada trabalhador.

               O livro também é complemento a obra de Stephen Covey, autor dos livros “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes” e “O oitavo hábito”, captando a idéia de sua obra que é focada essencialmente na liderança pessoal, no aprendizado individual e no crescimento pessoal buscando a autogestão, deixando de basear-se nos outros devido ao aumento da necessidade de independência, individualismo e autonomia que os tempos atuais de mudanças aceleradas exigem (leia o Post “Transferência de poder e nova postura do profissional”).

               O autor apresenta números alarmantes de como a ausência de comprometimento é endêmica fazendo com que grandes e pequenas organizações em todo o mundo incorram em despesas excessivas. Segundo pesquisa do Gallup, a perda financeira anual nos E.U.A com a falta de comprometimento de gerentes e funcionários é da ordem de US$300 bilhões (Gallup, 2005).

               A metodologia de Balanced Scorecard Pessoal baseia-se na auto-análise, na mudança do processo de pensamento e no raciocínio, preparando-o para a ação e para o envolvimento interno em seu trabalho, com resolução, paixão e energia. A metodologia envolve você estabelecer a sua missão e visão pessoa, os papéis-chaves, os fatores críticos de sucesso, os objetivos, os indicadores de desempenho, as metas e iniciativas de melhoria, todos eles divididos ao longo de quatro perspectivas : Interna, externa, de conhecimento e aprendizado, e financeira.

               – Interna : Relativos a própria saúde física e o próprio estado mental. Como controlar esses fatores, para criar valor para si próprio e para os outros? Como permanecer sentindo-se bem no trabalho e em seu tempo ocioso?

               – Externa : Relacionamentos com a esposa, filhos, amigos, empregadores, colegas e com os outros. Como eles o vêem?

               – De conhecimento e aprendizado : Habilidades e capacidade de aprendizado. Como se aprende, e de que modo preservar o sucesso no futuro?

               – Financeira : Estabilidade financeira. Até que ponto se é capaz de atender às próprias necessidades financeiras?

               Para finalizar, descrevo um dos itens mais importantes da metodologia que é o estabelecimento da sua missão pessoal que abrange sua filosofia de vida e seus objetivos totais de vida indicando quem você é, seu propósito de vida e quais são as suas aspirações mais profundas. “Quem eu sou?” é uma questão de identidade e uma viagem de descoberta para fins de autoconhecimento. Significa deixar que o seu próprio “EU”  apareça. A maioria das pessoas não ouve a si própria, mas a voz intrometida dos outros. Dessa forma, você descobrirá que todo o conhecimento está encerrado na sua própria vida.

               Você, leitor desse blog, pode estar se perguntando agora : Funciona? Eu digo a você que sim, pois esse blog é fruto de um planejamento estratégico pessoal elaborado por mim seguindo os ensinamentos do livro visando atingir minha missão de “Transmitir paixão pelo aprendizado contínuo através do compartilhamento de conhecimento.”

Um abraço.

Leia o resumo de outros livros que recomendo nesse LINK.

Leia também os seguintes posts :

Miopia Gerencial – > Clique aqui ;

– Motivação : O que é isso? – > Clique aqui;

Livro : O futuro da administração – > Clique aqui;

Empreendedorismo corporativo e o gerente de projetos – > Clique aqui;

Livro : Qual é a tua obra? – > Clique aqui;

Empreendedor Corporativo – > Clique aqui;

Frases inspiradoras sobre atitude e ação – > Clique aqui;

– A relação entre o planejamento estratégico e a gestão de projetos – > Clique aqui;

– Importância do planejamento estratégico em ambientes de grandes mudanças – > Clique aqui;

– Importância do planejamento estratégico para o processo decisório – > Clique aqui;

– O que é liderar? – > Clique aqui;

– Livro : O futuro da administração – > Clique aqui;

– Livro : O lider do futuro – > Clique aqui;

– Livro : Wikinomics – > Clique aqui

Anúncios

6 Respostas to “Livro : Balanced Scorecard Pessoal”

  1. Aline Ferraz said

    Oi Marcelo,

    Você conseguiu colocar tudo em uma linguagem muito fácil e estimulante!

    Vc tem algum método para acompanhamento de aderência ao planejamento estratégico?

    Abraços e obrigada!

  2. Aline Ferraz said

    Completando…digo para planejamento estratégico pessoal.

    • marcelao said

      Aline,

      todo planejamento estratégico deve ter metas do tipo SMART :

      S- > Specific Metas especificas e claras. Por exemplo : Buscar novas receitas;
      M -> Measurable – Mensuráveis e quantificáveis. Por exemplo : Aumentar minha renda em 20%
      A – > Acurate – Possam ser acompanhadas;
      R – > Record – > possam ser registradas;
      T – > Time Bound – > Seja definido um prazo para que a meta ocorra. Por exemplo : Aumentar minha renda em 20% nos próximos 2 anos;

      Espero ter ajudado.

  3. Armando said

    Tudo bem Marcelo

    Estava olhando seu site e encontrei este livro. Eu tive o prazer de realizar a leitura também. Com certeza é fantástico. Para minha surpresa, conversei com alguns amigos e soube que o autor, Hubert Rampersad, está vindo ao Brasil para um Workshop. Sabedor que vc gosta muito da área, estou reunindo um grupo de amigos para participar. Acredito que vc queira também. Um forte abraço.

    Armando.

  4. Alexandre said

    Marcelo em primeiro lugar parabéns pelo blog, está cada vez melhor em conteúdo.

    Só gostaria de fazer um adendo com relação a este livro.

    O autor cita o tempo todo o tal exercicio de respiração e silêncio, e isto soa quase de forma “mantrica”, essa atividade pode até ajudar a se encontrar, principalmente se você for budista, hinduista, praticante de ioga ou de artes marciais milenares, rs. Não estou dizendo que não funciona para conhecer melhor a si mesmo, o fato é que a grande maioria das pessoas não conseguem ter o nível de concentração desejado, não basta ficar parado em silencio por 20min pra atingir o “nirvana” que o Rampersad propõe.

    Outro ponto a ressaltar sobre este livro é com relação ao próprio BSC, em determinada parte do livro após usar toda a base lógica do projeto BSC ele começa a falar mal do projeto, dizendo que o BSC não obtem sucessos, possui muitas falhas, que não funciona e diz isso de forma generalizada. Bom eu sou consultor em BSC e até agora só obtive resultados favoráveis (e todos acima do esperado). Ele cita isso dizendo que o método dele é o mais perfeito e contradizendo Kaplan e Norton, mas afinal se ele não acredita pq fez um livro chamado BALANCED SCORECARD PESSOAL usando os principios do BSC?

    Para completar existe uma discrepância sobre o que o autor diz em determinado ponto do livro, quando ele tenta defender o método dele como sendo o perfeito e o BSC não sendo funcional, ele apresenta como principal argumento os 20 anos de pesquisa realizados nesse método, mas façamos as contas:
    Se o livro de Rampersad tem data de edição de 2007 e os BSC de Kaplan e Norton tem data de lançamento de 1992, Se pensarmos nas datas não há algo estranho?
    Ou Kaplan e Norton cometeram plágio com as pesquisas de Rampersad, ou ele está inventando, já que a base das pesquisas que ele cita sequer tem 20 anos desde sua criação.

    E pra finalizar, existe uma parte em que ele diz dez razões de insucesso do BSC de Kaplan e Norton, e a primeira delas é de que o BSC é focado na área financeira e não gera nenhum foco no capital humano, MAS qualquer consultor de BSC que leu os livros e pesquisas dos autores sabem que a base de tudo é a perspectiva do Aprendizado e Crescimento, ou seja O CAPITAL HUMANO. Todo o alinhamento estratégico é feito inicialmente pelas medidas tomadas com o crescimento de capital humano. Esse é só o primeiro ponto, se lermos o resto são meros blabla´s que não reforçam nada a opnião do autor.

    Em geral o livro parecia muito bom pela linguagem simples e de fácil entendimento, mas pra mim ele perde toda a credibilidade do seu método quando inventa as tais pesquisas para se sobressair, quando descredibiliza por completo os métodos que são o TITULO de seu livro e quando fica o tempo todo dizendo, QUER SABER MAIS DISSO, COMPRE MEU OUTRO LIVRO TQM e blablabla, por sinal tem páginas que ele cita isso a cada 10 linhas!

    Bom é isso! de resto o livro é bom….rs

    • marcelao said

      Alexandre,

      você tem total razão. O livro é bom pela parte que ensina a usar o método do BSC para aplicação na sua vida. Tanto concordo com você que quando comecei a ler a segunda parte tive a mesma impressão que você e desconsiderei-a. Foquei apenas no que dizia respeito ao planejamento estratégico pessoal.

      Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: