Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Aprendiz 5 – comentários Episódios 1 a 6

Posted by marcelao em maio 23, 2008


Pessoal,

 

             um dos meus programas favoritos na Televisão é o Aprendiz 5 com o Roberto Justus. A partir de hoje, farei um comentário sobre o desempenho das equipes a cada dois episódios. Primeiro, é bom deixar claro que não estou querendo assumir uma posição de superioridade em relação aos participantes, pois só quem vivencia o ambiente do programa pode tecer uma opinião mais precisa, além do fato de que o programa é editado pra caber naquele espaço de tempo. Todos nós poderíamos cometer os mesmos erros dos aprendizes ou até piores. Além do que o nome do programa é “APRENDIZ” não é a toa.

             Começando pelo erro mais primário que os aprendizes comentem que é a falta de capacidade das equipes em identificar o objetivo das tarefas (leia o post “o que é gestão de projetos?” clicando aqui). A primeira coisa que se faz em qualquer projeto é primeiro identificar qual o objetivo do projeto e depois você deve equalizar o entendimento entre todos os participantes. Equalizar significa garantir que todos tenham o mesmo entendimento e que não há dúvidas ou divergências quanto ao que deve ser feito.

              Outro erro cometido é não enxergar o programa como uma longa entrevista de emprego, e quando você vai para uma entrevista de emprego, você deve procurar conhecer a empresa que vai trabalhar (qual o seu negócio) e, se possível, conhecer o entrevistador. Se eles vão trabalhar para uma empresa do Justus, que trabalha com publicidade e propaganda, o minimo que se espera é um pouco de criatividade ( Leia o post “As sete leis da criatividade” Clicando aqui) na hora de formular as estratégias de Marketing que envolvem, principalmente, a divulgação dos produtos que eles vão vender.

              Na prova da corrida de Patos, foram fracos os anúncios utilizados, principalmente aquele que parecia “um convite para um funeral”, além de oferecer uma estadia em uma pousada na própria região como prêmio. Isso sem contar que não fizeram uso da mídia para divulgação do evento como, por exemplo, a rádio local da cidade.

              A segunda prova que envolvia negociação, as duas equipes cometeram o mesmo erro ao não interpretar corretamente o dossiê. Diante disso, concordo com o meu amigo Waldemar da comunidade Q3 (clique aqui para acessar a comunidade no Orkut) que o Justus errou ao eleger uma equipe vencedora, ele deveria trazer as duas equipes para a sala de reunião e demitir um de cada lado.

              A prova do coco, podemos elogiar a disposição do Henrique em sair da posição de lider e mostrar como se vende no atacado e a idéia da Maura de vender o furador de coco como tendo outras utilidades, mas não foi feito nenhum esforço de tornar o produto mais atrativo e nem de mexer na embalagem. Como eu disse no terceiro parágrafo, isso é o mínimo que se espera de quem vai trabalhar em uma empresa de Marketing e propaganda.

              Na prova do exército, destaco a falta de comando do Clodoaldo ao aceitar que os militares, que estavam dando apoio a prova, exercessem a pressão em cima dele. No mais, foi uma prova extenuante em que o grande destaque da prova foi o desempenho das mulheres onde podemos ressaltar a participação da Sandra que, ao ver o lider Clodoaldo perdido, assumiu a liderança para colocar a equipe em movimento.

             Na prova do quiz, prova que mais gosto porque envolve CONHECIMENTO, o Rodrigo foi fraco, mas pior desempenho que ele, na prova e na sala de reunião, foi do Ricardo que se omitiu respondendo apenas uma (errou) e na sala de reunião ficou completamente calado. A Fernanda só acertou a pergunta da Mulher Maravilha, mesmo assim quando já tinha dicas mais do que suficientes para acertar, além do fato de chamar o Henrique de mau caráter com mais enfase do que a lider. Além disso, para chamar uma pessoa de mau-caráter tem que ter muita certeza.

             Na sexta prova, que envolvia logistica, faltou comando da lider Fernanda na condução da equipe. Em logistica, tempo é dinheiro, e em situações que o tempo é limitado, não há espaço para muita democracia na tomada de decisões, além do fato de que o lider não deve abandonar o seu posto quando existiam outras alternativas para resolver o problema de quem dirigiria o automóvel devido ao estado de saúde debilitado da Patrícia. É como disse no post “Estilos de liderança – Existe o ideal?” (clique aqui para acessar o post), não existe estilo de liderança ideal, existe o estilo certo para cada tipo de situação e momento do projeto.

             Mas, como disse no primeiro parágrafo, essa é a opinião de quem não vivenciou a situação como os aprendizes vivenciaram, além de ser uma opinião baseado no material editado apresentado durante o programa. Apenas para que vocês tenham uma idéia de quão extenuante é esse processo, o que nós assistimos na sala de reunião que dura em torno de 5 a 10 minutos, na verdade tratam-se de 3 horas de reunião.

              Essa é a minha opinião. O espaço está aberto para quem quiser concordar, discordar ou acrescentar algo aos meus comentários, basta registrar sua opinião no espaço de comentários desse post.

Um abraço.      

Anúncios

10 Respostas to “Aprendiz 5 – comentários Episódios 1 a 6”

  1. Jefferson said

    Marcelão

    Achei genial vc colocar suas impressões sobre o programa em seu blog.
    Somente gostaria de tecer um comentário deste programa, que acompnho desde a primeira edição, além do programa do Mr. Trump, que originou o mesmo.
    Na última prova de logística, na reunião o Conselheiro citou que a estratégia usada pela equipe foi equivocada, gerando a derrota. Pelo que entendi foi um ato falho. Por que?
    Pois a equipe Masters completou 50% das entregas enquanto a Foccos 45%, mas o que dava a vitória era a soma de pontos, que o ponto fundamental foi a perda de 4000 pontos na prova por passar no sinal vermelho, se verificar as pontuações, se não tivesse esta violação a equipe Masters havia ganho. mas isto não vêm ao caso, afinal, existe um fórum para isto.

    Parabéns pela iniciativa.

    Abraços

  2. […] – Aprendiz 5 – comentários episódios 1 a 6 – > Clique aqui; […]

  3. Olá Marcelo, tudo bem?

    Achei o seu blog quando estava navegando pelo site da Vivi.
    Parabéns pelos comentários. É muito bom quando alguém sabe analisar o Aprendiz com uma visão como a sua, sem criticar por criticar.
    Eu participei do Aprendiz 4 e sei como é difícil estar lá. Muitas vezes não conseguimos realmente cumprir todas as etapas necessárias para se obter um bom projeto, já que as tarefas são muito rápidas, ou até muitas vezes a edição não mostra todas as etapas.
    Mais uma vez parabéns pelo blog!

    Luisa Gontijo – Aprendiz 4

  4. marcelao said

    Olá Luiza,

    obrigado pelos seus comentários. Realmente, é muito fácil criticar alguém estando confortável no sofá da sala comendo pipoca.

    Algumas das questões do quiz até que são fáceis de responder mesmo em situações de pressão, mas mesmo assim é difícil fazer uma avaliação precisa do que vocês passam no programa.

    É isso aí, mais uma vez obrigado pelos seus comentários.

    Um abraço.

  5. RAQUEL said

    Marcelo adorei o blog.

    Adoro o programa pois acrescenta aprendizado em nossa vida tanto profissional quanto pessoal.

    Olha é dificil saber quem vai levar essa …ser sócio do Justos…até lá muita água vai rolar.
    Na minha opinião quem leva essa é Sandra ….Henrique é muito bom só que ele peca pelo seu jeito e atitudes de mostrar que esta sempre certo o dono da verdade e pelo temperamento exposivo.
    Lembro de uma final do aprendiz – não me lembro qual o numero em que ficaram na final um homem e uma mulher…os dois foram tão bem que Justos disse que teria que escolher pela sua intuição e por isso ele optou pelo homem…lembro que a mulher tinha o mesmo temperamento do henrique – e ela perdeu.

    Parabéns pelo blog

  6. […] – Aprendiz 5 – comentários episódios 1 a 6 – > Clique aqui; […]

  7. […] – Aprendiz 5 – comentários episódios 1 a 6 – > Clique aqui; […]

  8. […] – Aprendiz 5 – comentários episódios 1 a 6 – > Clique aqui; […]

  9. […] – Aprendiz 5 – comentários episódios 1 a 6 – > Clique aqui; […]

  10. […] – Aprendiz 5 – comentários episódios 1 a 6 – > Clique aqui; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: