Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

As sete leis da criatividade

Posted by marcelao em maio 15, 2008


Pessoal,

              como já foi colocado em outros posts nesse blog, vivemos uma mudança de época em que a competição entre as empresas está cada vez mais acirrada, e para sobreviver nesse ambiente de competividade, elas precisam inovar para sobreviver e obter vantagem competitiva.

               Diante disso, reproduzo abaixo as sete leis da criatividade apresentadas por Rodrigo Lóssio no artigo “Um passo para a inovação”. No artigo, Rodrigo argumenta que não é mais possível admitir que, em pleno século XXI, uma empresa que almeja o sucesso não tenha como lema a inovação, mas que é preciso combinar esse principio com o principio do processo criativo e, só assim, as organizações continuarão a existir nas próximas décadas e, junto com outras ações estruturantes, manterem-se competitivas.

               Esse ambiente exigirá que as empresas procurem trabalhadores com perfil mais empreendedor disposto a pertubar a ordem econômica com um novo produto ou serviço, tendo como base o processo criativo.

                As sete leis da criatividade são :

  1. Domine a auto-critica – A primeira e talvez mais simples providência que você pode empreender para melhorar a sua criatividade é entrar em contato com o seu senso de auto-avaliação;
  2. Seja um entusiasta da mudança – A ligação entre criatividade e mudança é óbvia, pois é esse processo que permite a implementação das idéias criativas, às vezes em detrimento do já existente.
  3. Busque o diferente – Não fique no usual : Leia assuntos diferentes, coma pratos exóticos, percorra caminhos alternativos, fale com pessoas de experiências diversas.
  4. Persista – Chover no molhado é preciso. Faz parte da natureza o principio da seleção, quer seja de espécies, quer seja de idéias.
  5. Aumente o seu conhecimento – Fator imprescindível a criatividade : o conhecimento formal e teórico ou o conhecimento tácito e prático de como fazer algo.
  6. Distribua a sua criatividade – Faça com que pelo menos uma parte de seus esforços criativos beneficie outras pessoas além de você.
  7. Sonhe com o impossível – Imaginar o futuro, por mais impossível, fantástico, ou aparentemente irrealizável que pareça, além de ser sedutor, é a marca registrada dos grandes inventores, e de alguns dos grandes gênios.

               Avalie cada uma das leis e analise em quais você se encaixa. Depois estabeleça um plano para cumprir as demais. Lembre-se que inovar é o passo final de um longo caminho. Nas empresas trata-se de um processo longo, dificil e doloroso de mudança da cultura organizacional e que exige disciplina e determinação por parte de todos os níveis das empresas.

Um abraço.

Leia também :

Empreendedor corporativo – > Clique aqui;

Medo – Barreira para inovação – > Clique aqui;

Empreendedorismo, Inovação e projetos – > Clique aqui;

Resumo Palestra Jack Welch – > Clique aqui;

Empreendedorismo Corporativo e o gerente de projetos – > Clique aqui;

 Livro : O futuro da administração – > Clique aqui;

Transformação da empresa deve vir de cima ou de baixo? – > Clique aqui;

Inovação é só em produto? – > Clique aqui;

A importância das pessoas para inovação nas empresas – > Clique aqui;

A sua empresa é do século XXI? – > Clique aqui;

Um abraço.

 

Anúncios

13 Respostas to “As sete leis da criatividade”

  1. […] As sete leis da criatividade – > Clique aqui; […]

  2. […] que trabalha com publicidade e propaganda, o minimo que se espera é um pouco de criatividade ( Leia o post “As sete leis da criatividade” Clicando aqui) na hora de formular as estratégias de Marketing que envolvem, principalmente, a divulgação dos […]

  3. […] As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler; […]

  4. […] de blogs… em Medo – Barreira para inov…Indicação de blogs… em As sete leis da criativid…Anderson Penha em Sobre […]

  5. […] As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler; […]

  6. […] – As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] – As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] – As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler; […]

  9. sonia said

    oi, gostaria de receber via email as sete leis da criatividade. trabalho com educação e acredito que essas orientações podem ser muito úteis no meu trabalho. muito obrigada. Sonia

  10. Fábio Assumpção said

    Adorei o seu blog, só ta faltando um espaço para enviarmos um convite para nosso amigos, enviar um convite direto de seu blog(isso é possivel?). Um abraço e parabéns!!!

  11. Frases said

    […] “Criatividade é fazer o novo e reordenar o velho.” Mike Vance – Disney Corporation (Leia mais sobre isso aqui) […]

  12. adelly cristine dos santos said

    estou coordenando uma equipe de 40 costureiras,o sistema que trabalhamos chamamos de celula, onde uma completa a outra e vou adotar a postura de lider questionador, sinto que minha equipe é eficiente mas tambem muito competitivao que traz desafenças umas com as outras.otimo arquivo!

  13. […] Fonte: https://marcelao.wordpress.com/2008/05/15/as-sete-leis-da-criatividade/ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: