Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Gestão da Marca – Caso Ronaldo Fenômeno

Posted by marcelao em maio 3, 2008


Pessoal,

             antes de mais nada, esse post tem como objetivo discutir a questão da marca e não abordar o fato ocorrido com o atacante Ronaldo Fenômeno do Milan. Para esse fim, existem outros blogs que já estão fazendo isso, não cabendo aqui comentários se isso é legal ou não.

              Segundo o portal Globoesporte.com (www.globoesporte.globo.com), o atacante Ronaldo já começa a sofrer os efeitos da confusão em que se meteu no inicio da semana. Segundo o colunista Ancelmo Gois a operadora de telefonia celular TIM rompeu seu contrato com o jogador por causa do incidente, devido a uma clausula no contrato que permite o cancelamento do compromisso caso o jogador se envolvesse em fatos que pudessem gerar imagem negativa à marca. O prejuizo para o jogador será em torno de U$3 milhões (em torno de R$4,9 milhões).

             Na sexta (02.05), o consultor de marketing Francisco Madia concedeu entrevista a radio CBN onde ele abordou a questão do valor da marca e que, no caso envolvendo o jogador Ronaldo Fenômeno, houve perda de 50% do valor da marca. De acordo com o consultor, um dos requisitos para avaliar o valor de uma marca é ir medindo o reconhecimento e a reputação que a marca tem junto as pessoas que olham para ela e admiram e acabam guardando essa marca dentro de seus cérebros e corações.

              A notícia você pode acessar no link http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL452158-4274,00.html

 

 

              O consultor argumentou que, diferente de marcas de produtos que ao fechar a loja já não estão mais expostos, celebridades que são marcas como Ronaldo fenômeno estão expostas 24 horas por dia, ainda mais nos tempos atuais onde a portabilidade de câmeras de video e fotográficas tornou-se mais acessivel com o desenvolvimento desses dispositivos nos aparelhos de celular.

              A entrevista você pode acessar através do seguinte link :

http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/dinamico/busca1.asp?busca=ronaldo&rss=%2Fcbn%2Fhome%2Findex.asp&registros=5&pagina=1&id=0&corseparador=ECE9D8

               Se transportarmos o caso acima para as empresas, podemos concluir o quanto as empresas estão expostas a perda de valor e investimentos caso tenham práticas que entram em conflito com a responsabilidade socioambiental como mau atendimento do consumidor, exploração de trabalho infantil, condições precárias de trabalho, …

Um abraço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: