Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Medo – Barreira para inovação

Posted by marcelao em abril 28, 2008


Pessoal,

             este post é baseado em um tópico criado por mim na comunidade “Q3 – No munda excelência” (clique aqui para acessar a comunidade) sobre uma das barreiras que considero empecilhos para sermos inovadores que é o medo. Medo de errarmos, medo de encarar os obstáculos mais como desafios do que como empecilhos, Medo de ousar e fazer diferente.


             Vale lembrar que a inovação é o instrumento de trabalho do empreendedor e o empreendedor é aquele sujeito que não tem medo de arriscar e que aprendo com os erros, além de estar sempre desafiando o status quo. Para isso ele demonstra muita CORAGEM.
             Mas o medo de inovar pode ser apenas uma consequência e as causas podem ser outras como, por exemplo, cultura de punir erros. Como disse o filósofo Mario Sergio Cortella (leia o resumo de seu livro aqui), erro é para ser corrigido e não para ser punido. Deve-se punir a negligência, a desatenção e o descuido e não o medo. Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica após 1.430 experiências sem sucesso. Ele aprendeu que o fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro, o que nos leva a concluir que não se aprende com os erros, mas sim com a correção dos erros.

            Algumas pessoas podem dizer que falta iniciativa aos colaboradores da empresa, mas não se pode cobrar iniciativa de um colaborador sem que que haja um trabalho de comunicação por parte do gestor em apontar qual a direção que a empresa quer ter esclarecendo a missão e a visão da empresa estabelecido no planejamento estratégico (leia o post sobre planejamento estratégico), pois corre-se o risco de os colaboradores tomarem iniciativas no sentido errado, desalinhados com a estratégia da empresa.

            Outras pessoas argumentam que os colaboradores desejam continuar na sua zona de conforto, mas o que eles querem na verdade é aumentar essa zona de conforto. Ocorre que para aumentar essa zona de conforto, eles precisam de um ambiente que permita a eles experimentar novos procedimentos, novas formas de realizar seu trabalho buscando a melhoria contínua e o papel do lider nesse contexto é muito importante. Para aumentar a zona de conforto é necessário aumentar a zona de esforço, é necessária uma ATITUDE EMPREENDEDORA.
             A falta desse ambiente de experimentação faz com que as pessoas tenham medo de serem melhores do que são, com medo de serem cobrados sempre pelo algo mais. Volta e meia eu escuto “Nossa, você faz palestras tão boas” e eu respondo que ela também pode fazer, mas ela se sente acanhada.

             Alguém pode concluir a partir desse post que não devemos ter medo. Não é isso. O medo é um importante mecanismo da sobrevivência humana, pois o medo faz com que você se prepare melhor para enfrentar os desafios. No último filme da série “Rocky”, o lutador de boxe criado por Sylvester Stallone, Rocky já é um lutador aposentado que cuida de um restaurante, mas que devido a algumas circunstâncias da história é desafiado a enfrentar o campeão do momento, lutador muito mais novo que ele. Tem uma cena em que Rocky pergunta a esse lutador se ele tem medo da luta e o lutador diz que não e vira-se para ir embora. Nesse momento, Rocky diz ao filho que ele está mais confiante para a luta porque quem não tem medo não se prepara devidamente.


             Na verdade, o problema não está no medo, mas sim na nossa atitude de paralisia diante do medo, na acomodação de mantermos as coisas como estão “Porque aqui sempre foi assim”. Então, podemos concluir é que a maioria dos nossos medos são criados por nós mesmos e cabe a nós nos prepararmos cada vez mais para aumentar nossa zona de conforto e enfrentá-los.


             Não podemos esperar pelo vento para mover nossos barcos, temos que cria-los.

             O medo, a paralisia e a acomodação são o freio de mão da Inovação.

Um abraço e “Keep the Faith”.

Leia também os seguintes posts :

– Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui;

– Mudança de época requer mudança de pensamento – > Clique aqui;

– Inovação – O poder da colaboração – > Clique aqui;

– Nova economia exige um novo perfil de profissional – > Clique aqui;

– Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui;

Frases inspiradoras sobre mudança -> Clique aqui ;

Época de mudança ou mudança de época? -> Clique aqui ;

Frases inspiradoras sobre empreendedorismo – > Clique aqui;

Motivação – O que é isso? – > Clique aqui ;

Liderança do futuro – Lider 2.0 – > Clique aqui ;

Anúncios

15 Respostas to “Medo – Barreira para inovação”

  1. […] Recentes Medo – Barreira para… em Liderança do futuro – Lider…Medo – Barreira para… em Livro : Qual é a tua obra…Empreendedor Corpora… em Transformação da […]

  2. […] Medo – Barreira para inovação – > Clique aqui; […]

  3. […] Medo – Barreira para inovação – > Clique aqui; […]

  4. […] Medo – barreira para inovação – > Clique aqui para ler; […]

  5. […]                O livro procura abordar a questão do empreendedor corporativo de forma holística e multidisciplinar, analisando vários aspectos que contribuem ou inibem o surgimento do empreendedor corporativo dentro das empresas(clique aqui para ler mais). […]

  6. […] Medo – barreira para inovação – > Clique aqui para ler […]

  7. […] Medo – Barreira para a inovação – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] “Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar.” Dr. Edwin Land (Leia mais sobre isso aqui) […]

  9. […] Leia este mesmo artigo na fonte (compensa, lá tem diversos links que não copiei) […]

  10. […] Medo – Barreira para a inovação – > Clique aqui para ler; […]

  11. […] – Medo – Barreira para a inovação – > Clique aqui para ler; […]

  12. […] Medo – Barreira para a inovação – > Clique aqui para ler; […]

  13. cleane said

    adorei seu blog
    marcelão

  14. Frases said

    […] “Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar.” Dr. Edwin Land (Leia mais sobre isso aqui) […]

  15. Paula said

    O MEDO QUE PARALISA,ESTOU PASSANDO EXATAMENTE POR ISSO,COM MEDO DE ERRAR NÃO ESTOU PROSEGUINDO ESCOLHO VOLTAR PARA O MAIS FACÍL O MAIS COMODO PARA O QUE JA SEI FAZER.
    MAS DECIDIR NAO TER MAIS ESSE MEDO E ARRISCAR E VOU SEGUIR ENFRENTE.
    ADOREI O BLOG.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: