Processo Decisório
Posted by Marcelão em abril 22, 2008
Pessoal,
uma das competências mais importantes para um gestor é a habilidade de tomar decisões, mas o que envolve um processo de tomada de decisão?
Tomar decisão não é simplesmente dizer sim ou não, mas envolve uma série de atividades e precisa ser encarado como um processo que se inicia com a identificação da verdadeira causa do problema e não apenas as consequências, e finaliza com a verificação dos resultados das decisões.
Podemos usar como exemplo a gestão de projetos. Uma dos maiores reclamações das empresas é quanto ao cumprimento dos prazos acordados. Ocorre que o não cumprimento dos prazos é apenas a consequência e a parte mais visível do problema. Segundo o Standish groups, em projetos de TI, as causas mais frequentes de atraso na condução do projeto referem-se requisitos incompletos (13,1%) e falta de envolvimento dos usuários (12,4%). Essas causas estão ligadas a área de conhecimento de Definição do escopo do projeto, mas se analisarmos mais a fundo, a principal causa desses problemas é um problema de comunicação entre quem solicita e quem vai construir solução.
Após a identificação do problema, passamos a fase de selecionar alternativas para solução do problema atacando as causas. Para o caso citado acima, podemos investir em treinamento que envolva as duas áreas, solicitante e executante. Outra alternativa a ser adotado é uma maior interação entre as duas áreas que pode se realizar com o representante da área executante do projeto vivenciando o problema da área solicitante realizando as tarefas que serão alvo de melhoria do projeto.
Apresentadas as alternativas, chegamos a fase de escolha da alternativa a ser seguida. Escolher não envolve apenas optar por alternativa A ou B, mas analisar quais são os prós e contras de cada alternativa. Escolher pode envolver mesclar as alternativas apresentadas e apresentar uma nova alternativa.
Muitos consideram que o processo decisório encerra-se aqui. Ledo engano. Agora vem a parte mais importante e mais trabalhosa que é PARTIR PARA AÇÃO. Uma decisão sem ação não passa de INTENÇÃO, ou seja, se uma decisão não se converte em trabalho, ela não será uma decisão. É hora de verificar se as ações propostas estão sendo implementadas e se estão apresentando resultados, pois mesmo a melhor das decisões possuem alto de risco de estarem erradas. O papel do gerente aqui é monitorar e servir de coaching para sua equipe na implementação das mudanças. Ele não pode se limitar a simples análise de relatórios, eles vão e observam. Ir e observar é a melhor, senão a única maneira de um executivo verificar se as premissas sobre as quais a decisão se baseou ainda são válidas ou se estão ficando obseletas, pois as causas do problema podem não ser as que foram identificadas inicialmente ou passou a ser outras as causas do problema.
O acompanhamento das decisões deve utilizar da boa prática de indicadores. Indicadores que acompanhem as ações implementadas e os resultados esperados para essas ações. Podemos citar, como exemplo, declaração do governador de Minas Gerais Aécio Neves publicada na revista Veja da semana de 20.04 onde ele cita a importância de se acompanhar o aumento dos exames pré-natais, mas mais importante é verificar se a taxa de mortalidade infantil caiu. Afinal de contas, o número de exames pode aumentar, mas podem estar sendo feitos com baixa qualidade o que não refletirá na queda da taxa de mortalidade infantil do estado.
Para concluir, Gestores eficazes não tomam muitas decisões, eles concentram-se naquilo que é importante, pois procuram tomar essas decisões no nível mais alto do entendimento conceitual, querem saber do que trata a decisão e procuram ser justos, em vez de brilhantes. Eles decidem o que é certo e não o que é aceitável ou conveniente. Um gestor verdadeiramente eficaz toma essas decisões como um processo sistemático com elementos claramente definidos e em uma sequência de etapas.
Um abraço.
Leiam também os seguintes posts :
Frases inspiradoras sobre processo decisório : Clique aqui;
A importância do planejamento estratégico em ambientes de grandes mudanças : clique aqui ;
Importância do planejamento estratégico para o processo decisório : clique aqui ;
Competências dos lideres do futuro – Parte I : clique aqui ;
Competências dos lideres do futuro – Parte II : clique aqui ;
ronaldocgq said
Como é dito no comercial da CBN, “Inteligência atrai Inteligência”! Bastou conhecer o blog do Helson que em seguida descubro o seu, outro manancial de ótimas dicas sobre gestão! O que foi, todo mundo que trabalha em gestão de projetos é excelente assim ou fui eu que dei sorte com a amostragem?
Gestão de longo prazo « Blog do Marcelão said
[…] – Processo decisório – > Clique aqui; […]
Frases inspiradoras sobre aprendizado « Blog do Marcelão said
[…] Processo decisório – > Clique aqui; […]
Planejar é preciso « Blog do Marcelão said
[…] Recentes Planejar é preciso … em Gestão de longo prazoFrases inspiradoras … em Processo DecisórioFrases inspiradoras … em Frases e Pensamentos Marc…Frases inspiradoras … […]
Indicação de Blog - DoceBlog « Blog do Marcelão said
[…] 5 – Coment… em Aprendiz 5 – comentários Epis…Planejar é preciso … em Processo DecisórioPlanejar é preciso … em Gestão de […]
Entrevista com Vicente Falconi : É tudo uma questão de método « Blog do Marcelão said
[…] Processo Decisório – > Clique aqui para ler; […]
Forum Mundial de Estratégia HSM 2008 - Parte Final « Blog do Marcelão said
[…] O professor Carlos Júlio ressaltou um ponto importante do processo decisório (leia mais aqui) de que as decisões elas são tomadas em cima de hipóteses e probabilidades e, por essa razão, […]
Márcio Neves said
Muito bom seu trabalho no Blog. Achei sem querer, tipo “atirei no q vi, acertei no q não vi”. Alguns processos q passo na empresa, enfim, me ajuda muito.
Parabéns!
Frases said
[…] “Se fossem escolher entre alternativas, as decisões seriam fáceis. Uma decisão inclui a seleção e a formulação de alternativas. ” Burke (Leia mais sobre isso aqui) […]