Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Pontos de Controle do Projeto

Posted by marcelao em março 30, 2008


Pessoal,

                como havia prometido em post anterior, vou comentar da importância dos pontos de controle durante a execução do projeto. Antes de mais nada, é bom ressaltar que somente é possível realizar pontos de controle se você tiver realizado um planejamento para o projeto, pois o plano serve de base para o acompanhamento e aferição do desempenho do projeto que é o principal objetivo da realização dos pontos de controle.

                 No post inicial sobre o ciclo de vida dos projetos, eu escrevi que não existe planejamento perfeito e que o importante é acompanhar o projeto e monitorar possíveis mudanças que certamente ocorrerão durante o projeto. Por essa razão que é importante a realização dos pontos de controle.

                 Em um projeto, por mais detalhada que seja a fase de planejamento do projeto, é sempre importante ratificar o escopo acordado do projeto, principalmente em projetos de TI, para evitar que aconteçam certas situações como os problemas apresentados no slide abaixo, pois, no começo do projeto, a confiança é ainda baixa devido a falta de tangibilidade do produto a ser construído. Em casos de projetos de TI, a utilização de protótipos é uma excelente prática para ratificar o escopo acordado.

                   Outro aspecto importante é a resolução de problemas identificados durante a execução do projeto, pois muitas vezes, quando o projeto sai da prancheta, descobre-se que a realidade não era tão clara assim e que alguns aspectos foram desconsiderados pela equipe do projeto. Nesse caso, é importante que a equipe resolva os problemas com a maior tempestividade possível a fim de não paralizar o projeto.

                    Outra função importante dos pontos de controle do projeto é fazer uma avaliação dos riscos do projeto verificando se existem sinais de aumento da probabilidade de alguns riscos tornaram-se problemas ou se surgiram novos riscos durante o projeto. Gerenciar riscos é ter atitude de proatividade, valendo aquela velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar, sendo que não se deve restringir apenas aos riscos identificados na fase de planejamento, mas também identificar novos riscos que surgiram ao longo do projeto.

                     Mas a mais importante função do ponto de controle, na minha opinião, é a avaliação de desempenho do projeto que trata de verificar se o projeto está sendo realizado conforme planejado. Nesse momento, o lider de projeto deve utilizar o cronograma do projeto e verificar se as tarefas planejadas até aquele momento foram realizadas conforme planejado. Caso não tenham sido, realizar uma revisão do projeto identificando as razões dos atrasos e estabelecendo um plano de recuperação do projeto. Nesse momento, entra a habilidade do lider de projeto que o aproxima do perfil empreendedor que ele deve possuir que é o do planejamento sistemático do projeto. Planejamento também necessário para as próximas atividades do projeto tendo em vista que mudanças podem ter ocorrido durante o projeto que podem levar o lider a modificar o seu planejamento inicial.

                     Essas são as funções dos pontos de controle do projeto. Alguns podem perguntar qual a periodicidade ideal para os próximos pontos de controle e eu respondo que isso depende. Depende da complexidade do projeto e das diretrizes da empresa estabelecidas na metodologia de gestão de projetos. Algumas empresas estabelecem que para projetos mais complexos as reuniões devem ser quinzenais e para projetos menos complexos as reuniões devam ser mensais, mas isso vai depender da situação da complexidade, do momento e da situação do projeto. Por exemplo, eu recomendo que os projetos na fase de planejamento ou que estejam em situação critica comprometendo os objetivos do projeto devam ter pontos de controle semanais.

                     É isso aí! Até o próximo post sobre gestão de projetos.

Um abraço.  

Anúncios

Uma resposta to “Pontos de Controle do Projeto”

  1. Nitalma said

    Marcelão,

    parabéns pelo blog. Já inclui em meus favoritos. Vou contar ao pessoal da turma de Administração da UnB do espaço que vc. criou.

    Sucesso.

    Nitalma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: