Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Empreendedorismo, Inovação e Projetos

Posted by marcelao em março 28, 2008


Pessoal,

               o objetivo desse post é estabelecermos uma relação entre empreendedorismo, inovação e projeto. Para isso, vamos inicialmente esclarecer esses três conceitos.

               Como vimos em post anterior, Projeto é um EMPREENDIMENTO TEMPORÁRIO e ÚNICO que possui inicio e fim claramente definidos, um escopo de trabalho bem definido, um orçamento e um nível de perfomance a ser atingido. São importantes instrumentos para transformar a estratégia em resultados principalmente em ambientes de grandes mudanças. Relembrando que o conceito de único que significa que um produto ou serviço produzido é DE ALGUMA FORMA DIFERENTE de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. Por ser único e não ter sido produzido antes, um projeto é CARREGADO DE INCERTEZAS E RISCOS, principalmente no seu inicio, e por essa razão deve ser gerenciado e elaborado progressivamente. Essa característica de alto risco é o que aproxima o conceito de projeto do conceito de Inovação.

                   A inovação é o meio pelo qual o empreendedor cria novos recursos produtivos de riqueza ou dota recursos existentes com um maior potencial para gerar riqueza. Por outro lado, se a inovação traz novas oportunidades e está no centro das vantagens competitivas, ela envolve riscos podendo levar uma empresa ao sucesso ou a fracasso, dependendo dos resultados  que é capaz de proporcionar ou da maneira como é utilizada. Entretanto, se inovar é arriscado, muito mais perigoso é não inovar.

                   Os empreendedores são pessoas que agem de maneira independente ou como os componentes de uma organização que criam um novo empreendimento ou desenvolvem uma inovação relevante e assumem riscos ao introduzi-lo no negócio. São importantes agentes do desenvolvimento e do crescimento econômico graças a novos produtos, serviços, processos, soluções inovadoras e que levam a organização a um novo patamar de excelência e competitividade. 

                   O quadro abaixo mostra a relação entre os três conceitos :

Projetos Inovação Empreendedorismo
Novo Empreendimento temporário e Único criar novos recursos produtivos de riqueza ou dotar recursos existentes com um maior potencial para gerar riqueza criam um novo empreendimento ou desenvolvem uma inovação relevante
Riscos Carregado de incertezas e riscos envolve riscos podendo levar uma empresa ao sucesso ou a fracasso Assumem riscos ao introduzir inovações no negócio
Estratégia Transformar estratégias em resultados Está no centro das vantagens competitivas São importantes agentes do desenvolvimento e do crescimento econômico.

                 Como vocês podem ver, existe uma relação muito forte entre esses três conceitos principalmente quanto aos aspectos de riscos, novidade e estratégia. Por essa razão, cresce cada vez mais em importância a disciplina de gestão de projetos nesse cenário de competitividade, principalmente se as empresas investirem em criar uma cultura de gestão por projetos fazendo assim com que as pessoas adotem uma mentalidade de inovação, ou, pelo menos, procurem sair da rotina e do convencional para lidar com coisas novas.                 

                 No próximo post, escreveremos sobre a relação existente entre o empreendedorismo corporativo e o gerente de projetos.

Um abraço.      

Leia também os seguintes posts :

– Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui;

– Mudança de época requer mudança de pensamento – > Clique aqui;

– Inovação – O poder da colaboração – > Clique aqui;

– Nova economia exige um novo perfil de profissional – > Clique aqui;

– Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui;

Anúncios

8 Respostas to “Empreendedorismo, Inovação e Projetos”

  1. Marcelão,
    Primeiramente, parabéns pelo blog! Realmente, superou minhas expectativas!
    Uma outra conclusão sobre este post: Ser Inovador e Empreendedor: Duas competências fundamentais para um gerente de projetos.
    Sobre empreendedorismo, recomendo os cursos (gratuítos) do SEBRAE.
    Um abraço,
    Daniel

  2. […] dos trabalhadores. Postura que envolve ter uma atitude mais participativa nas decisões da empresa, mais empreendedora e que assuma riscos em busca de inovações que possam representar  vantagem competitiva para a empresa. Se você, ao fazer a análise das […]

  3. […] Empreendedorismo, Inovação e projetos – > Clique aqui; […]

  4. […] – Empreendedorismo, inovação e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  5. […] – Empreendedorismo, Inovação e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  6. […] – Empreendedorismo, Inovação e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] – Empreendedorismo, Inovação e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] – O poder da colaboraçãoLivro : Transformando Suor em OuroO que é planejamento estratégico?Empreendedorismo, Inovação e ProjetosTendências da TI: 10 Tendências que exigem mudanças nas empresasLivro : O futuro da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: