Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Eu acredito na transformação

Posted by marcelao em março 13, 2008


 

Pessoal,

              Quem vem acompanhando os posts desse blog já percebeu que um dos assuntos que mais gosto de escrever é sobre a transformação que a nossa sociedade vem passando e da necessidade de valorização das pessoas no ambiente corporativo.
              Pode ser que eu esteja sendo sonhador demais, mas eu vou continuar acreditando nessa transformação. Ela virá, não sei quando, se será logo ou demorado, mas ela virá.
               Algumas dessas transformações já estão acontecendo vide o caso dos moradores do Rio de Janeiro que resolveram boicotar o pagamento do IPTU para que o atual prefeito não fosse beneficiado para realizar obras eleitoreiras no último ano de mandato. Vejam esse exemplo e o exemplo dos leitores de um certo amigo da vizinhança no post www.marcelao.wordpress.com/2008/01/19/revolucao-na-sociedade/
                Essa revolução vem do poder que a internet tem de espalhar a informação com imensa rapidez.
                Meu amigo Sólon da comunidade Q3 no orkut acha que “O que ocorre na gestão das empresas não está desvinculado do que ocorre na sociedade. Afinal as empresas são parte desta sociedade, inseridas nela. Assim, se nossa sociedade tem sua evolução em um determinado ritmo, as empresas estão atreladas a este ritmo.”

              Apesar disso, eu entendo que as mudanças terão que ser mais rápidas porque a geração que vem aí é a geração do mouse, que cresceu com a internet já existindo, é a geração dos videogames, que faz várias coisas ao mesmo tempo e que não tem nenhuma fidelidade a nada, mudam de preferência, de emprego e de empresa como quem troca de camisa.

              O mundo avança através dos rebeldes, mas se estabiliza pelos conservadores, que dão ordem no caos até que surja outro revolucionário. Se todos fossem visionários, inovadores, sempre atrás do novo, nada se estabilizaria, creio que cairíamos em um caos. Mas se todos fossem conservadores, ficáriamos parados.
              O importante é que os revolucionários (aqui no sentido de buscar novidades, não no campo político) não julguem que os conservadores não servem para nada e que os conservadores não atrapalhem a caminhada dos revolucionários. Assim, se houvesse um equilíbrio perfeito (pensamento puramente teórico) o mundo caminharia em uma evolução contínua, sem saltos e sobressaltos.
              O que ocorre é que ainda não há maturidade suficiente nas empresas para que essa diversidade seja respeitada o que acaba prejudicando, de certa forma, os assim chamados rebeldes. É como eu escrevi ao falar da minha professora Mara : “A maioria não tem razão sempre. A maioria DECIDE o que vai ser feito.” Não há nenhum problema em seguir o que a maioria decidiu, mas não podemos esquecer ou desprezar o que a minoria disse (geralmente os rebeldes estão na minoria). Devemos acompanhar a implementação da decisão e verificar se os problemas apontados pela minoria irão acontecer e ao menor sinal, revisar o planejamento e refazer a decisão.

              Em uma empresa, o ideal é que mudança fosse proposta por alguém, seja por parte dos colaboradores ou da alta administração, mas que fosse discutida por todos. Discutida não quer dizer aceita de pronto, mas amadurecida, estudada, sem preconceitos e sem barreiras.

              Concordo que a mudança terá que ser gradual, mas no atual estágio e pelos tempos em que vivemos, essas transformações terão que ser mais rápidas e as pessoas terão que ser mais flexíveis sob pena de perder o bonde.

              Como disse o professor Mario Sergio Cortella, temos que estar sempre com a mala pronta para viajar.

              

              Realmente ainda estamos em tempos que a mudança não vem acontecendo com a rapidez que desejamos, mas quando essa geração, que eu citei acima, chegar aos escalões superiores, a velocidade será outra.

Um abraço de um sonhador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: