Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

O poder da colaboração em comunidades

Posted by marcelao em março 9, 2008


 Pessoal,

                 como alguns devem saber, eu participo de uma comunidade no orkut chamada Q3 que é uma comunidade criada pelo grande Waldemar Faria – consultor e sócio fundador da Wquality – onde discutimos assuntos relacionados a excelência da gestão.

                  Pois então, há algum tempo atrás um de nossos colegas da comunidade, Wilson, propôs em 10.12.2007 que nós marcassemos um dia para realizar o que no Orkut chamamos de Orkontro, ou seja, um encontro de pessoas que se encontraram no orkut.

                  A princípio, parecia algo desafiador, afinal de contas, boa parte mora em vários estados. Devido a essa complexidade, propus, como bom PMP, que tratássemos a questão como um projeto. A brincadeira, que ficou séria, começou com uma pesquisa de que dia seria melhor para realizar o Orkontro. Algumas pessoas responderam, mas o assunto estava um pouco morno. Foi aí que o Waldemar teve um grande insight : Por quê não realizar o Orkontro no programa Q3 transmitido pela AllTV? Para quem não sabe, o Q3 também é um programa que é transmitido toda a quinta-feira as 11:00 h da manhã no site www.alltv.com.br. Para assisti-lo, você deve cadastrar-se antes.

            Depois que o Waldemar apresentou a idéia, ele mesmo propôs alternativas de agenda que seriam os dia 06, 13, 20 e 27 de março. Veio o mestre Solon e delimitou o escopo para os dias 06 e 27 de março . Eu, com meu de sangue de gerente de projeto, propus logo a data de 06.03 como objetivo para realização do programa, o que foi aceito por todos. Ficou estabelecido então o dia 06.03 como a data da realização do programa com a participação da comunidade.

             Para facilitar a comunicação foi criado um tópico na comunidade sobre esse Orkontro onde foram trocadas mensagens sobre a localização do estúdio, estacionamento e outras coisas mais.

              A partir daí, foi só esperar a chegada do dia do nosso encontro. Chegado o dia, nos encontramos nos bastidores do estúdio da AllTV onde compareceram 8 membros que eram os participantes mais ativos da comunidade. A primeira vista, algumas surpresas e dificuldades para reconhecer algumas figuras, mas aos poucos todos foram se reconhecendo e a conversa rolou solta antes do programa. O engraçado é que nos conhecemos naquele momento e parecia que nos conheciamos há anos o que mostra o poder de ter valores compartilhados. Todos ali estavam unidos pelo valor da colaboração e pelo compartilhamento de idéias.

durante-o-programa-12.jpg

                As 11:00 começou o programa e estávamos todos ali sentados e ansiosos pela nossa participação. Para mim foi uma experiência incrível ver e participar da realização de um programa ao vivo. Teve de tudo. Copo de água que cai, microfone sendo ajustado para captar melhor o som, papel branco para ajustar a luminosidade do estúdio. Foi uma experiência incrível. Durante o programa, todos participaram contando como encontraram a comunidade, sobre os assuntos que mais gostavam de participar. Tudo isso ocorrendo naturalmente e sem que ninguém ficasse nervoso devido a primeira experiência de participar de um programa ao vivo.

foto-da-turma-de-master-minds-q3-1.jpg

                Depois do programa, saimos para nos confraternizar em um almoço no restaurante Osório (São Paulo) onde a conversa rolou solta e com muita descontração. Ressalto mais uma vez, parecia que nos conhecíamos há mais de 100 anos quando na verdade, tinha passado não mais que 100 minutos que nos encontramos fisicamente. Como disse a Sandra Lanza, apresentadora do programa junto com o Waldemar, parecia que tinhamos saído da MATRIX.

                  Depois do almoço, mais um momento fantástico que foi a visita a Vinea Store(www.vineastore.com.br), uma casa de vinhos de São Paulo, onde tivemos uma aula sobre vinhos do mestre Fábio e desgustamos um delicioso vinho Moscatel e uma saborosa sobremesa.

                   Resumindo, foi um dia fantástico com pessoas fantásticas e com cicerones fantásticos. E o mais interessante, não precisou de nenhum chefe para que fosse realizado, bastou juntar os interesses, valores em comum e as motivações das pessoas para realizar esse projeto. Quem dera que em nossas empresas fosse sempre assim. Esse é o poder da colaboração das comunidades.

Para quem quer conhecer mais sobre a comunidade Q3 seguem os links :

Comunidade Q3 no Orkut : http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3499388

Videolog do programa : www.videolog.com.br/programaq3  (Lá você poderá assistir o programa do Orkontro)

Blog do Q3 : www.q3nomundodaexcelencia.zip.net

Flog do Q3 : www.flogao.com.br/programaq3

Site da AllTV : www.alltv.com.br

Um abraço.
 

Anúncios

4 Respostas to “O poder da colaboração em comunidades”

  1. Foi um imenso prazer conhecê-lo Marcelo.
    Obrigado pelo esforço que fez para vir.

  2. Solon Araujo said

    Marcelo, parabéns pela iniciativa de colocar este histórico no teu blog. Assim, vamos fazendo uma linha do tempo, pois creio que esta comunidade tem vida longa e outros encontros virão para aumentarmos a energia de nossa rede.

    Abraços

  3. […] Colaboração e Compartilhamento de Conhecimento : […]

  4. Frases said

    […] Colaboração e Compartilhamento de Conhecimento : […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: