Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Transformação da empresa deve vir de cima ou de baixo?

Posted by marcelao em março 8, 2008


 Pessoal,

                está claro que empresas, que ainda possuem velhos paradigmas criados no século passado, precisam desafiar velhas crenças, além de buscar uma transformação interna dos seus processos e, principalmente, da sua cultura e do seu modo de ver as coisas como elas são. A pergunta é : essa transformação deve vir da alta administração ou dos funcionários?
                No Brasil, a maior dificuldade das empresas para criar uma cultura inovadora está no envolvimento dos seus colaboradores ainda que a liderança da empresa ofereça todas as condições para a criação desse ambiente. Ocorre que ainda é muito cômodo para os funcionários de uma empresa não participarem desse processo, pois a partir do momento que eles se envolvem, eles passam a fazer parte do problema. Essa situação traz desconforto porque mexe com estruturas de poder que ainda estão muito arraigadas na maioria das organizações brasileiras, além do fato que as pessoas não foram preparadas para viver nesse ambiente. Eles ainda precisam da presença do chefe para que eles digam o que tem que ser feito.


             No entanto, O mundo nunca foi tão hospitaleiro com os revolucionários e tão hostil com os que mandam. As muralhas que protegiam alguns centros de poder estão desmoronando sob o peso da desregulamentação, sublevação tecnológica, globalização e transformação da sociedade. Para sobreviver, as empresas precisarão de estratégias revolucionárias conjugada com a necessidade de democratizar o processo de criação da estratégia, o que passa por encontrar os revolucionários da empresa onde quer que estejam e envolvê-los. Jovens, novatos no ramo e funcionários que não se conformam com o status quo vingente são os profissionais de maior potencial de inovação. À cúpula cabe selecionar as idéias e gerir sua implementação.


              Alguns podem dizer que essa mudança deve vir de cima, tática que alguns chamam de “chuveiro”, outros dirão que a mudança deve vir de baixo, tática conhecida como “bidê”, mas concordo com meu amigo Solon na discussão que tivemos na comunidade Q3 sobre esse assunto. A tática ideal não é nem a do chuveiro e nem a do bidê, a tática ideal é a da “Hidromassagem” com o desejo de mudança vindo de todos os lados.

              Diante disso, encontrar uma forma brasileira para buscar o envolvimento e comprometimento dos seus funcionários com a mudança e a inovação é hoje o grande desafio das empresas brasileiras para aumentar sua competitividade no mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
             Talvez a pergunta não seja se a transformação deve ser conduzida pelo pessoal de cima ou de baixo, mas quem deve inicia-la para que o resto venha junto.

Um abraço.

Anúncios

3 Respostas to “Transformação da empresa deve vir de cima ou de baixo?”

  1. […] uma empresa, o ideal é que mudança fosse proposta por alguém, seja por parte dos colaboradores ou da alta administração, mas que fosse discutida por todos. Discutida não quer dizer aceita de pronto, mas amadurecida, […]

  2. […] Transformação da empresa deve vir de cima ou de baixo : Clique aqui; […]

  3. […] Transformação da empresa deve vir de cima ou de baixo – > Clique aqui para ler; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: