Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Como transformar sua empresa em uma empresa adaptável aos novos tempos?

Posted by marcelao em março 5, 2008


 

Pessoal, 

               Muito tem se falado que as empresas devem se tornar o mais flexíveis possíveis devidos aos desafios gerenciais que vem acompanhados da  transformação que vem ocorrendo nessa virada de século, mas a pergunta mais feita é como transformar uma empresa com velhas crenças e modelos mentais em uma empresa adaptável aos novos tempos? Acadêmicos, consultores e grandes organizações chegaram a um consenso: uma empresa leva, no mínimo, cinco anos para conseguir mudar sua cultura, pois é o tempo que a nova geração de lideres levará para substituir a anterior.

               Em tempos de mudança constante, isso representa um pesado ônus em termos de vantagem competitiva, uma vez que os clientes e os mercados estão cada vez mais exigentes e ávidos por agilidade e produtos com maior qualidade e baixos preços. Para enfrentar esse desafio, as empresas devem utilizar de mecanismos criativos para acelerar a mudança através da capacitação dos funcionários, seja agindo primeiro e fazendo os ajustes depois, seja criando um senso de urgência capaz de manter a velocidade de mudança.

                Os dois exemplos mais citados pela mídia de mudança de cultura empresarial das décadas de 80 e 90 foram a Xerox e a General Electric (GE). As duas empresas tinham em comum uma cultura burocrática, marcada por concentração de poder e controle, e ambos desejavam mudar para uma cultura dotada de rapidez, simplicidade e confiança. A profundidade das mudanças pretendidas nesses dois casos já indicava que levariam um longo tempo e exigiria um dispêndio de tempo e esforço e assim foi feito, levando 5 anos na Xérox e 7 anos na GE, mas as duas iniciaram seus processos de mudança pelos aspectos culturais como o comportamento dos gestores, o trabalho em equipe e a tomada de decisões de forma hierárquica, e levou adiante uma mudança cultural que abrangeu mudanças de atitudes, comportamentos, sistemas e estruturas.

                 Ainda não descobriram uma fórmula simples de aplicação universal para acelerar a mudança e fazer com que as pessoas rompam com hábitos e padrões antigos, mas já existem três fórmulas de aplicação específica que apresentam boas oportunidades de imprimir velocidade à mudança da cultura empresarial e acabar com os gargalos:
                 – Acelerar a compreensão das pessoas e seu comprometimento com a mudança fazendo com que elas aprendam a se comportar e pensar de uma nova maneira, utilizando um trabalho que combina informação, comunicação, e conscientização em relação a necessidade de mudança, sem menosprezar o processo de conscientização o que pode deixar pessoas essenciais fora do processo de mudança o que pode levar a consumir muito tempo ate que todas as pessoas sejam atingidas. As pessoas devem abandonar o senso de estabilidade e estarem sempre aptas a mudar;
                 – Acelerar a experimentação da mudança e sua implementação, ou seja, pode ser melhor agir primeiro e fazer os ajustes depois lançando-se a mudança cultural de uma vez, sem pensar muito. Esse tipo de medida é conseqüência da dificuldade de mudança de comportamento da gerencia média na rapidez necessária;
                 – Manter a velocidade do processo. Um dos aspectos mais terríveis dos processos de mudança é o de como manter o sentido de urgência depois de efetuar uma mudança rápida – porque, quanto mais veloz for a transformação, menos necessário será manter a urgência. Acontece que manter a urgência é fundamental, porque, sem ela, o interesse cai, e sem o interesse a mudança cultural pode não se efetivar.
                 Uma mudança cultural deve ter o mesmo sentido de urgência de um lançamento de um produto. Se o produto for lançado tarde demais, o seu concorrente sai na frente e os seus custos para alcança-lo serão maiores. A aceleração da mudança exige liderança e constância de propósitos. O líder máximo da empresa tem papel fundamental nesse contexto liderando e resistindo as forças que querem manter o status quo e vai precisar de habilidade, determinação e criatividade.            

                 A aceleração exige desafiar velhas crenças e paradigmas e depois buscar maneiras de fazer as coisas de modo diferente ou melhor. Os exemplos apresentados neste artigo são uma luz de esperança para aquelas empresas que verdadeiramente querem mudar, e rápido.

Um abraço.

Anúncios

7 Respostas to “Como transformar sua empresa em uma empresa adaptável aos novos tempos?”

  1. […] pode acessar aqui, aqui e aqui), estamos atravessando nessa virada de século um período de intensas mudanças, de grande velocidade na geração e disponibilização de informações, de agilidade dos […]

  2. […] Essas mudanças irão requerer uma mudança nas politicas que funcionaram bem no último século e, ainda mais, mudança na mentalidade das organizações e das […]

  3. […] Como transformar sua empresa em uma empresa do século XXI – > Clique aqui para ler; […]

  4. […] Como transformar sua empresa em uma empresa adaptável aos novos tempos : Clique aqui; […]

  5. […] Como transformar sua empresa em uma empresa adaptável aos novos tempos? – > Clique aqui para ler; […]

  6. […] Como transformar sua empresa em uma empresa adaptável aos novos tempos? – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] Como transformar sua empresa em uma empresa adaptável aos novos tempos? – > Clique aqui para acessar; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: