Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Inovação é só em produto?

Posted by marcelao em fevereiro 27, 2008


 Pessoal,

               muito tem se falado sobre inovação, mas o principal foco da mídia tem sido a inovação em produto. Ocorre que a inovação não se restringe a inovar em produtos, mas também deve ser considerada como um importante fator no desenvolvimento da estratégia de negócios da empresa. Diferentes autores como Peter Drucker, Gary Hamel e Clayton Christensen, entre outros, vêm destacando que a inovação não pode ficar restrita a novos produtos, processos e serviços.

                A inovação tem um significado maior, especialmente relacionado à inovação do modelo de negócios e na gestão e, mais recentemente, à inovação de valor. Para demonstrar as diferentes dimensões da inovação e sua capacidade de criar riqueza, o quadro abaixo apresenta alguns exemplos históricos de empresas que criaram toda uma nova geração de produtos, processos, modelos de negócios e na criação de valor.

Empresa Tipo de Inovação O que foi a inovação
Ford Inovação no conceito do produto Introdução ao modelo T, primeiro automóvel produzido em série, a preço acessível para a população americana.
IBM Inovação no conceito do produto Introdução do System 360, o primeiro sistema de informática modularizado do mercado.
3M Inovação no modelo de gestão Institucionalização da regra dos 15%, que permite a todo pessoal técnico dedicar 15% de seu tempo em projetos escolhidos por ele.
Sony Inovação no conceito do produto Introdução do Walkman (sem pesquisa de mercado) que possibilitava às pessoas ouvirem música onde quer que elas estivessem.
Microsoft Inovação no conceito de serviço Introdução do MS-DOS (Microsoft Disk Operation System), o software que revolucionou a indústria de informática.
Apple Inovação no conceito do produto Introdução do Apple II, o computador pessoal que revolucionou o estilo de vida das pessoas em todo o mundo.
Federal Express Inovação no modelo de negócio Introduziu o serviço de entrega rápida e confiável de documentos e pequenos pacotes
HP Inovação no conceito do produto Empresa pioneira do Vale do Silício que utilizou a tecnologia para desenvolver vários produtos : calculadoras eletrônicas, impressoras e computadores.
Wal-Mart Inovação no modelo de negócio Mudou as bases de competição no negócio de varejo, com sua estratégia de preços baixos todos os dias e tornou-se a maior empresa do mundo.
Dell Inovação no modelo de negócio Introduziu o modelo de venda direta de computadores fabricados sob encomenda para os consumidores.
Amazon.com Inovação no modelo de negócio Revolucionou o comércio eletrônico ao criar a primeira livraria virtual e o primeiro shopping center virtual do mundo.

Fonte : Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica – Autor : Emilio Herrero Filho 

                 A inovação não está restrita apenas aos aspectos tecnológicos e econômicos, mas também na forma de gerenciar uma empresa, com a organização possibilitando o abandono sistemático do que já é antigo, pois, afinal de contas, inovar é uma questão de sobrevivência.

Um abraço.

Anúncios

2 Respostas to “Inovação é só em produto?”

  1. […] importante que a inovação em produtos (leia o post “Inovação é só em produto?” clique aqui).              A intenção é desafiar os pressupostos que foram a base dos modelos de […]

  2. […] Leia também: Inovação é só em produto? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: