Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Reuniões Produtivas

Posted by marcelao em fevereiro 17, 2008


 

Pessoal,

                 existe algo pior do que reuniões intermináveis e que, ao final delas, não se resolve nada?

                  Esse é uma das doenças que assolam as empresas atualmente : a perda de tempo com reuniões produtivas.

                   Realizar uma reunião requer que, previamente, seja estabelecido qual o objetivo da reunião, o que será discutido, a ordem de prioridade dos assuntos e uma categorização dos assuntos. Além disso, é necessário o compromisso dos participantes de estarem preparados para participar da reunião, o que, geralmente, não acontece, pois muitas vezes as pessoas tomam conhecimento dos assuntos durante as reuniões.

                   Durante a reunião será preciso disciplina de todos os participantes em ouvir o que a pessoa, que está com a palavra, está tentando explicar e não ficar pensando o que vai falar depois. Outro erro que acontece é quando as pessoas repetem o que já foi dito anteriormente apenas para mostrar que está partipando da reunião.

                    No final, reserve os últimos quinze minutos para reforçar o que foi discutido e determinar os resposáveis e os prazos para cada ação estabelecida.

                     Outra dica importante é que reunião tem horário para começar e para terminar. Procure chegar sempre com antecedência ao horário marcado, pois as pessoas que chegam atrasadas as reuniões demonstram uma grande falta de respeito por aqueles que chegaram na hora.

                      Essas são pequenas sugestões que podem ajudar você a tornar suas reuniões mais produtivas e mais satisfatórias, além de administrar melhor o seu tempo.

Um abraço.

Anúncios

3 Respostas to “Reuniões Produtivas”

  1. […] que um fator critico de sucesso para obter um maior envolvimento dos usuários seria a índice de participação do usuário na definição dos requisitos do projeto.            Com isso nós definimos o que vamos medir, o próximo passo é definirmos […]

  2. Olá! Gostaria de parabenizar e agradecer por seu trabalho e solicitar um end. de contato, para enviar-lhe um convite.
    [ ]’s!
    paula

  3. Frases said

    […] “As reuniões são indispensáveis quando não se quer decidir nada.” John Kenneth Galbraith (Leia mais sobre isso aqui) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: