Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Livro : Desafios gerenciais do século XXI

Posted by marcelao em fevereiro 17, 2008


        Livro de autoria de Peter Drucker, considerado o pai do management.

         O livro trata de desafios que já estão, de certa forma, presentes no nosso cotidiano, mas serão as questões “quentes” de amanhã. 

          Como o autor já havia afirmado em seu livro “Sociedade Pós-Capitalista”, vivemos em um período de profunda transição cujas mudanças são talvez mais radicais que as anunciadas na segunda revolução industrial de meados do século XIX, ou que as mudanças estruturais provocadas pela grande depressão e II Guerra mundial.

            Essas mudanças irão requerer uma mudança nas politicas que funcionaram bem no último século e, ainda mais, mudança na mentalidade das organizações e das pessoas.

             Peter Drucker deixa claro que esse é um livro sobre administração, sobre questões gerenciais, embora as mudanças gerenciais básicas, que serão necessárias, exigirão uma politica e uma teoria economica radicalmente novas devido a emergência do conhecimento como recurso-chave da economia.

               Esse é um período que somente a gestão e o indivíduo trabalhador do conhecimento podem enfrentar e vence-lo, mas sua resolução não virá somente dos governos, mas também dentro das empresas e deve ser encarada pela gerência da organização e, principalmente, pelo trabalhador do conhecimento.

                 O livro leva o leitor a uma reflexão sobre os novos paradigmas da gerência e sobre quais hipóteses os atuais modelos de gestão estão baseados como, por exemplo :

  • Administração é administração de negócios;
  • Há ou deve haver uma estrutura organizacional certa;
  • Há ou deve haver uma maneira certa para se gerenciar pessoas.

                 Todas essas hipóteses acima valiam até o inicio dos anos 80, mas que agora estão muito distantes da realidade e se tornando obstáculos ainda mais sérios a prática gerencial. Durante o livro, Peter Drucker explica cada hipótese e derruba todas elas quando aplicadas no período atual.

                  Entre essas hipóteses, podemos destacar a que diz que há uma única organização certa. O texto apresenta as bases da teoria de estruturas organizacionais apresentada por Fayol, que era baseada em estruturas funcionais (Organogramas), como a única organização certa. Drucker derruba essa tese citando os trabalhos de DuPont e Alfred Sloan (GM) que desenvolveram a descentralização, além de argumentar que a estrutura organizacional serve para tornar as pessoas produtivas no trabalho conjunto e que determinadas estruturas são adequadas para algumas tarefas, em determinadas condições e ocasiões.

                   Esse é um livro importante para as pessoas que estão interessadas em buscar mudanças na sua atitude buscando se adaptar a esse período de transição. É uma reflexão sobre como devemos nos preparar para enfrentar os novos desafios que o século XXI está trazendo com a mudança de forças de poder do capital financeiro para o capital intelectual.

Um abraço.
P.S : Leia o resumo de outros livros que recomendo nesse link.

Se você quiser ler mais sobre as competências dos lideres do futuro, clique nos links abaixo para ler outros posts relacionados ao assunto :

– Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqui;

– Mudança de época requer mudança de pensamento – > Clique aqui;

– Inovação – O poder da colaboração – > Clique aqui;

– Nova economia exige um novo perfil de profissional – > Clique aqui;

– Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui;

– Competências dos lideres do futuro – Parte I – > Clique aqui;

– Competências dos lideres do futuro – Parte II – > Clique aqui;

– Leia o resumo do livro “O livro do futuro” de John Naisbitt – > clique aqui;

Anúncios

13 Respostas to “Livro : Desafios gerenciais do século XXI”

  1. […] “Aprendi que o responsável pela concretização de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão.” Peter Drucker […]

  2. […] Recentes Frases marcantes sob… em Livro : Desafios gerenciais do…Frases marcantes sob… em Livro : Transformando Suor em …Livro : Wikinomics … em Competências […]

  3. […] Muito tem se falado que as empresas devem se tornar o mais flexíveis possíveis devidos aos desafios gerenciais que vem acompanhados da  transformação que vem ocorrendo nessa virada de século, mas a […]

  4. […] Peter Drucker […]

  5. […] Livro : Desafios gerenciais do século XXI – > Clique aqui para acessar; […]

  6. […] Modelo de inovação …Livro : Gestão por … em Google – Modelo de inovação …Livro : Desafios ger… em […]

  7. […] Livro : Desafios gerenciais do século XXI – > Clique aqui para acessar; […]

  8. […] Livro : Desafios gerenciais do século XXI – > Clique aqui para ler; […]

  9. Luciana said

    •Segundo Peter Drucker, nos próximos anos, citando como exemplo: “o aprendizado à distância poderá tornar obsoleta, em menos de 25 anos, aquela instituição unicamente americana, a faculdade independente de graduação” (DRUCKER, pág. 85). Diz ainda que o foco das faculdades de ensino superior poderá mudar para uma educação profissional continuada de adultos durante a sua vida de trabalho. Este comentário dele nos faz refletir, a visão sistêmica tem irradiado ações neste mundo, que cada vez mais se torna globalizado e interage os negócios e a educação.

  10. monique said

    Gostei muito de ter visitado se blog. tem muitos assuntos interesantes. faço Gestão de RH e me identifique com muitos conteudos .
    Parabens.

  11. fabio said

    Prezado Marcelo,

    Gostaria de saber se você tem o resumo do livro o mnelhor de Peter Drucker ( “Adminstração” e “O HOmem”)

    sds

    Fabio COllaço

  12. Frases said

    […] “Aprendi que o responsável pela concretização de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão.” Peter Drucker […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: