Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Quanto vale uma empresa da nova economia?

Posted by marcelao em fevereiro 11, 2008


       Nos últimos dias vem sendo noticiada a proposta da Microsoft de aquisição do Yahoo. A oferta foi de 44,6 bilhões de dólares o que equivale a 31 dólares por ação, um ágio de 62% com relação ao preço de fechamento das ações do Yahoo na Nasdaq no dia 31.01.2008.

       Daí vem a pergunta : Quanto vale uma empresa da nova economia? Como medir o seu valor nos tempos atuais?

        Para isso precisamos entender a mudança que estamos passando atualmente na economia e na sociedade. Uma transformação que, segundo Peter Drucker, iniciou-se há, pelo menos, dois séculos com a aplicação do conhecimento ao conhecimento e trazendo a necessidade de uma gerência eficaz.

        Como Drucker escreveu em seu livro Sociedade Pós-Capitalista : “A cada dois ou três séculos ocorre na história ocidental uma grande transformação. Em poucas décadas, a sociedade se reorganiza – sua visão do mundo, seus valores básicos, sua estrutura social e política, suas artes, suas instituições mais importantes. Depois de cinqüenta anos, existe um novo mundo. E as pessoas nascidas nele não conseguem imaginar o mundo em que seus avós viviam e no qual nasceram seus pais.”

         O leitor desse blog pode estar perguntando : Qual é a relação dessa transformação com a introdução do texto sobre a proposta de aquisição do Yahoo pela Microsoft?

          Tem tudo a ver porque essas transformações mudaram a maneira como os negócios são avaliados hoje. No século passado uma empresa era composta de 85% de capital tangível como valores financeiros e patrimônio (máquinas, mobiliário, …), e os 15% restantes da empresa era capital intangível (conhecimento). Neste século, esses percentuais inverteram-se, passando a empresa ser composta de 85% de capital intangível, conforme figura abaixo. Isso explica o porque da Microsoft fazer uma proposta de aquisição com valor de 62% acima do valor de mercado do Yahoo. Proposta essa que não foi aceita pelo conselho de diretores do Yahoo que considerou baixa a proposta.

metafora-do-iceberg.jpg

        Diante dessa mudança, onde os ativos intangíveis passaram a ser preponderantes sobre os ativos tangíveis, a dificuldade está em estabelecer qual o valor real de uma empresa. O instrumento atualmente utilizado para medir o valor das empresas é a contabilidade que tem como função prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da empresa, segundo o Conselho Federal de Contabilidade.

          Notem que o foco está em patrimônio, onde podemos supor que a contabilidade atual consegue definir o valor de uma empresa do século passado, mas não está adaptada para medir o valor de uma empresa do século XXI. Realidade essa referendada pelo mercado acionário que, há muito tempo, sinaliza que os registros e balanços contábeis não decidem mais o valor das companhias. O humor do mercado de ações varia muito mais em função das novidades intangíveis do que evolução dos indicadores financeiros.

             Tomemos como exemplo uma empresa de consultoria. Como poderemos avaliar o valor de uma empresa de consultoria? Pelos móveis e computadores existentes ou pelo conhecimento e experiência dos consultores da empresa?

              E no caso do Yahoo? O que a Microsoft comprará? Mesas, cadeiras, computadores, prédios? Claro que não. Ela está comprando a capacidade de inovação do Yahoo e uma estrutura de serviços para fazer frente ao seu principal concorrente que é o Google, além de entrar de vez no mercado de Internet.

              A pergunta é : Caso a proposta de aquisição seja feita, O que fará a Microsoft se os colaboradores do Yahoo resolverem pedir demissão ou receberem uma proposta de maiores benefícios por parte do Google?

               O que podemos notar é que o capital intelectual(intangível) tem um peso muito maior no século XXI do que no século passado. A dificuldade estará em estabelecer padrões que possam medir a importância desse capital para o desempenho e geração de lucros pelas empresas.

Como disse Peter Drucker : “A revolução da informação representa um nítida transferência de poder de quem detém o capital para quem detém o conhecimento. “

O desafio está lançado. A pergunta é : Nossos gestores estão preparados para administrar esse capital e transformá-los em resultados?

 

Um abraço.

Anúncios

8 Respostas to “Quanto vale uma empresa da nova economia?”

  1. […] final são apresentados alguns casos de medição do capital intelectual da empresa, uma vez que a contabilidade tradicional  não é um modelo apropriado, pois trata-se de um sistema de informação e avaliação do patrimônio e das operações […]

  2. Muito bom seu artigo, para acrescentar gostaria de dizer que capital intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital dos clientes, e é por causa desse capital intelectual que as empresas tem um valor maior que seu valor financeiro.

  3. […] Quanto vale uma empresa da nova economia? – > Clique aqui para ler; […]

  4. Maria Mesquita Campos said

    Bom dia Marcelão
    Sou docente de uma faculdade, no interior do Estado do Pará, e como desafio irei ministrar a disciplina avaliação de empresa, visitando internet encontrei um material que poderia me ajudar: quanto valor uma empresa da nova economia. Vc poderia mandar esse material? Vc. teria artigos ou indicação de vídeo.
    Um abraço.

  5. marcelao said

    Maria,

    obrigado pela visita ao blog.

    Quanto a sua pergunta, a maior dificuldade para se medir o valor de uma empresa na nova economia é conseguir medir o valor do capital intangível da empresa como valor da marca, capital intelectual, capacidade de inovação, …

    Recomendo a você a leitura do livro do meu colega Carbone “Gestão por competências” cujo link para o resumo que fiz é https://marcelao.wordpress.com/2008/03/15/livro-gestao-por-competencias-e-gestao-do-conhecimento/

    Um abraço.

  6. […] – Quanto vale uma empresa da nova economia? – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] – Quanto vale uma empresa da nova economia? – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] Quanto vale uma empresa da nova economia? – > Clique aqui para acessar; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: