Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Poder do Consumidor

Posted by marcelao em janeiro 11, 2008


Pessoal,

       vou citar um exemplo recente do poder que nós consumidores temos nesses tempos de Internet.

       Quem lê quadrinhos da Marvel sabe que o Homem-Aranha casou-se com a ruiva Mary Jane, seu amor de infância. Ocorre que há algum tempo, o editor chefe da Marvel, Joe quesada, vem tentando descobrir maneiras de acabar com esse casamento alegando que o casamento não era interessante, pois fecha um monte de possibilidades de história para o alter-ego do herói,  Peter Parker.

       Aliás, vale lembrar que um dos motivos do sucesso do Homem-Aranha em relação a outros heróis, principalmente quanto aos Heróis da DC – editora do Super-homem, era o fato que ele era igual a todos nós, com problemas com a namorada, com o pagamento do aluguel, com um chefe que não o reconhece.

       A história é a seguinte : Quem acompanha os quadrinhos publicados nos Estados Unidos sabe que foi lançada uma saga cujo objetivo era acabar com esse casamento, cuja última edição dessa saga saiu lá essa semana.

       O problema é que o conjunto de soluções apresentadas, como a eliminação de 21 anos da vida do personagem, desagradou os fãs do personagem. Desde então, uma corrente de boicote vem sendo sugerida pelos fãs do aracnídeo em represália a confusão que foi criada para acabar com o casamento do herói.

A noticia do boicote vocês podem ver nos seguintes links, lembrando que há spoilers :

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/01/11/homem-aranha_fica_solteiro_depois_de_21_anos_de_casamento_com_mary_jane-327981847.asp;

http://www.omelete.com.br/quad/100010253/Homem_Aranha.aspx

A pergunta é : Se não existisse a Internet, seria possível manifestar o poder desses consumidores através dessa onda de boicote?

Um abraço.

Anúncios

5 Respostas to “Poder do Consumidor”

  1. […] já havia colocado em posts anteriores (Você pode acessar aqui, aqui e aqui), essas tranformações apresentadas pelo autor exigirão uma nova postura dos lideres […]

  2. […] Como já escrevi em posts anteriores(Você pode acessar aqui, aqui e aqui), estamos atravessando nessa virada de século um período de intensas mudanças, de grande […]

  3. […] Comentários Recentes Miopia Gerencial B… em Livro : O lider do futuro (Joh…Livro : Qual é a tu… em Revolução na SociedadeA importância das p… em Revolução na SociedadeFrases marcantes sob… em Livro : Qual é a tua obra?…Importância do plan… em Poder do Consumidor […]

  4. […] constante, isso representa um pesado ônus em termos de vantagem competitiva, uma vez que os clientes e os mercados estão cada vez mais exigentes e ávidos por agilidade e produtos com maior qualidade e baixos preços. Para enfrentar esse […]

  5. Frases said

    […] “A principal preocupação das corporações deveria ser satisfazer os clientes, não simplesmente fabricar produtos.” Theodore Levit autor do livro Inovação em Marketing e do artigo Miopia do Marketing. (Leia mais sobre isso aqui) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: