Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Resumo palestra Jack Welch

Posted by marcelao em janeiro 7, 2008


Pessoal,

           estava mexendo nos meus alfarrapos digitais e encontrei um texto que fiz com alguns insights de uma palestra do Jack Welch no site da endeavor.

            A entrevista abordou vários aspectos, entre os quais, podemos destacar a importância do feedback constante, a manutenção do sistema de valores da empresa, o processo decisório, coragem para fazer e o compartilhamento de informações dentro da empresa.

           Ele citou a sua participação na Expo Management em que perguntou a 4.000 executivos se eles eram informados sobre como estavam (feedback) e apenas 100 levantaram a mão concordando com a afirmativa. Para Jack Welch, o processo de feedback deve ser constante. Não é aceitável que após um período de vacas gordas, quando vem um período de vacas magras, você se dirigir a uma pessoa e diz que ela vai ter que ser mandada embora, porque ela não tem uma boa performance, sem nunca ter informado a ela sobre isso durante os últimos 20 anos.

         No que diz respeito ao processo decisório, afirmou que é muito importante chegar ao consenso, que você deve debater, ouvir, saber o que todos pensam, mas o líder deve ter consciência que o seu principal papel é tomar decisões. No final é o líder é quem decide, pois será dele que serão cobrados os resultados. A gestão deve ser solidária, mas a responsabilidade por tomar decisões é solitária e é de responsabilidade do líder.

          Complementando o processo decisório, explicou que decidir rápido ou implementar rápido vai depender da situação e que os dois são importantes, mas que decidir é mais fácil de ser conduzido do que a implementação. Implementar requer força, foco, comprometimento e paixão. Para essa pergunta não há uma resposta correta, você deve agir rapidamente, vai cometer erros, mas sem por a mão na massa não se vai a lugar nenhum. É uma parte importante da decisão ter coragem de decidir com pouca informação e avançar. Implementar requer muito mais disciplina.

         O sistema de valores de GE era mantido a qualquer custo e exemplificou essa afirmação citando que demitiu 5 CEOs pela simples razão de que eles não estavam trocando idéias entre os setores e não aceitavam as idéias de terceiros, apesar de terem aumentado um negócio de 4 bilhões para 12 bilhões. O mais importante valor da GE era que o compartilhamento de idéias era uma enorme vantagem competitiva, mas só é vantagem se sua empresa acredita em compartilhar abertamente as idéias e consegue receber esse conhecimento. O slogan da empresa é “Descobrir um jeito melhor a cada dia”. Ele falou da vontade que as pessoas tem em compartilhar idéias e de como elas se sentem envaidecidas quando são solicitadas para apresentar uma idéia. O aprendizado está a sua volta. Isso é clima para inovação: uma busca constante pela próxima idéia;

       O slogan “Descobrir um jeito melhor a cada dia” é praticado pela busca do benchmarking inteligente onde os gestores iam ao Wall-Mart nas suas compras e identificavam necessidades dos consumidores, buscaram a Toyota na gestão de inventário, elogiando quem fazia isso e premiando-os sempre.

            Quanto a avaliação dos executivo o que interessa é como foi o seu desempenho em relação ao ano anterior e como foi o seu desempenho em relação a concorrência, desconsiderando o orçamento, pois isso é uma bobagem e devia ser extinto de todas as empresas o que importa é ter metas, alvos e se comparar a concorrência ou aproveitar as oportunidades.

 

               O que podemos perceber é a importância do exemplo que o lider tem na manutenção dos valores da empresa. E são valores que Jack Welch pratica todos os dias, pois não adianta apenas criar um sistema de valores e não praticá-los, afinal de contas, papel aceita tudo. E pode-se notar facilmente essa atitude de prática de valores em Jack Welch ao longo de todo o evento que era para ser apenas uma entrevista, mas que a todo instante o entrevistado interrompia e pedia sugestões da platéia presente, estimulando as pessoas a trocarem idéias e sugestões.

Um abraço.

P.S : A palestra está disponível em http://endeavor.isat.com.br/info.asp?Palestra_ID=273

Anúncios

Uma resposta to “Resumo palestra Jack Welch”

  1. […]                      Fazer com que seu indicador de 80% caia para 25% exigirá tempo, até porque existem projetos que estão em andamento e sobre os quais qualquer mudança de processo terá pouca chance de trazer efeito, o alvo serão os novos projetos. Mesmo assim, alcançar a meta exigirá tempo e será preciso estabelecer metas parciais. No exemplo que estamos utilizando podemos definir que queremos alcançar a meta de 25% em cinco anos. Para alcançar essa meta podemos definir metas parciais para cada ano que terão que ser mais ousadas nos primeiros anos porque você irá atacar os maiores problemas. No caso poderíamos estabelecer para o primeiro ano que a meta seria sair de 80% para 60%, no segundo ano de 60% para 45%, no terceiro ano de 45% para 35%, no quarto ano de 35% para 30% e no quinto ano de 30% para 25%.  É importante que ao longo de cada período seja feita um acompanhamento com indicadores de tendência. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: