Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

A diferença entre departamento pessoal, recursos humanos e gestão de pessoas

Posted by marcelao em março 20, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline

Pessoal,

no blog da HSM, a colega Alessandra escreveu um post sobre a diferença entre departamento pessoal, recursos humanos e gestão de pessoas. Para complementar o post dela, eu escrevi um novo post comentando o conteúdo da apostila disponibilizada pelo BB para a prova de certificação em gestão de pessoas.  Vou tentar explicar, ok?

Na apostila do BB são apresentados diversos nomes como administração de recursos humanos, gestão do capital intelectual, gestão de talentos humanos, gestão de pessoas e gestão com pessoas. Na apostila do BB é apresentado que “Essas diferentes denominações revelam concepções diversas sobre o homem no trabalho que, por sua vez, revelam diferentes visões de mundo.”

Os autores Mato, Santamaría e Souza Silva (2001) apresentam “três diferentes visões que caracterizam o mundo em que vivemos. As visões de mundo analisadas por eles são : mecânica, econômica e holística. Essas visões determinam as formas como as organizações interpretam a realidade, a fim de compreende-la e as ações que realizam para transformá-la.”

Comentário meu : No meu mestrado, tive uma disciplina chamada “Comportamento e diversidade nas organizações” e um dos assuntos que estudamos é a formação de esquemas pelo nosso cérebro. Esquemas são a maneira como o cérebro humano tenta organizar todas as informações que recebe do mundo, pois ele não tem como absorver toda a informação existente, então ele categoriza essas informações em forma de esquemas que podem evoluir para um estereótipo e até para um pré-conceito. Isso explica a formação dessas diferentes visões de mundo.

Mas voltando as visões de mundo apresentados pelos autores, as visões são :

- Visão mecânica – > “Buscam-se soluções técnicas para todos os problemas organizacionais e as pessoas são vistas como RECURSOS humanos. Essa visão perdura desde os séculos XVI e XVII, sendo consolidada no século XVIII. “O mundo é percebido como uma máquina sem sentimentos, onde a razão mecânica exclui a emoção humana””.

- Visão econômica – > “A metáfora do mercado assume o comando da tarefa de moldar modelos mentais individuais e marcos institucionais que, por sua vez, influenciam a percepção, as decisões e as ações dos atores sociais das sociedades.” Os autores destacam que os gerentes passaram a ser considerados capital intelectual, os quais, do mesmo modo tratavam àqueles que gerenciavam. Somente era considerado importante “o que tem ou o que agrega algum valor econômico.” Esses gerentes eram “capacitados de maneira exaustiva para, na maioria das ocasiões, buscar resposta para uma pergunta: Que valor agrega…?” . Eram gerentes competitivos que tinham como preocupação usar o seu capital intelectual para “criar vantagens competitivas para sua organização e da tecnologia da informação, que lhe permite prescindir do capital humano não necessário”

- Visão holística – “a metáfora do sistema influencia a formação de modelos mentais individuais e marcos institucionais, cujas referências incluem uma preocupação por todas as formas de vida no planeta”. Com base nesta visão, os gerentes são formados como cidadãos “que são talentos humanos, com imaginação, intuição, curiosidade e motivação, capazes de perceber e criar além de suas experiências e conhecimento prévios”. O princípio que norteia a ação dos gerentes com essa visão é o de aprender fazendo, na busca do desenvolvimento do seu talento para gerenciar outros talentos.

Essas visões de mundo influenciaram a atuação das áreas responsáveis pelas pessoas. Na visão mecânica, por exemplo, o treinamento era encarado como adestramento, pois o homem era encarado como um irresponsável, vadio e negligente e, portanto, deveria se acompanhado bem de perto para que produzisse muito. Já na visão holística ou sistema, a idéia de treinamento evolui para desenvolvimento preocupando-se com o crescimento do individuo não só como profissional, mas também como cidadão cujas ações influenciam e são influenciadas pelo meio em que vive.

Relacionando esse post a série sobre inovação na gestão, podemos dizer que a máquina influenciou a visão de mundo mecânica, o mercado de capitais influenciou a visão mecânica e a Internet, na minha opinião, influenciou a visão de mundo holística, mais sistêmica, devido a sua capacidade de conexão entre comunidades de interesse formando grandes redes sociais ao redor do mundo.

Um abraço.

 Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

- Ostra feliz não faz pérola – > Clique aqui para ler;

- Por quê é tão dificil mudar? – > Clique aqui para ler;

- Oportunidade para a qualidade de via – > Clique aqui para ler;

- A diferença entre arrogância e auto-confiança – > Clique aqui para ler;

- Autoconhecimento – O conhecimento mais importante – > Clique aqui para ler;

- A diferença entre lideres e gerentes – > Clique aqui para ler;

- Receita do sucesso é a mesma do insucesso – > Clique aqui para ler;

- Empreendedor corporativo – Vida difícil nas empresas brasileiras – > Clique aqui para ler;

- Por quê precisamos de líderes? – > Clique aqui para ler;

- Liderança – Existe espaço para arrogância no mundo de hoje? – > Clique aqui para ler;

- Busque a Unidade, mas sem Uniformidade – > Clique aqui para ler;

- “Quem não se comunica, se trumbica” – > Clique aqui para ler;

- Competências dos lideres do futuro – > Clique aqui para ler;

- Competências dos lideres do futuro – II – > Clique aqui para ler;

Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

Livro : Desafios gerenciais do século XXI – > Clique aqui para ler;

Para os rebeldes. Pense diferente – > Clique aqui para ler;

Revolução na sociedade – > Clique aqui para ler;

About these ads

3 Respostas to “A diferença entre departamento pessoal, recursos humanos e gestão de pessoas”

  1. Naira Modelli said

    Boa noite Marcelo,

    Estava pesquisando opiniões sobre o porquê de a área de Recursos Humanos ainda ser tão relacionada a custos e não a lucros, para debater em meu blog – recém formado – e acabei de encontrar o seu blog.

    Estou atônita com tantas informações! Meus parabéns! Vou me esforçar em aprender sempre para oferecer um blog de qualidade, assim como o seu, para que o RH seja sempre mais valorizado!

    Um abraço,
    Naira Modelli

  2. CARA SRº AMIGA SOU ESTUDANDE DO 1º ANO DA FACULDADE E ESTOU A SEGUIR ESTA CADEIRA DESEJO MANTER SEMPRE CONTACTO PARA TROCARMOS EXPERIEENCIAS SOBRE ESTA MATERIA

  3. Olá Marcelo1 coloquei seu blog como um de meus favoritos. Ótimas informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.602 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: