Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

O que é Gestão de Projetos?

Publicado por marcelao em março 20, 2008


Pessoal,

                muito se fala que as organizações devem inovar porque esse é o instrumento que vai garantir a sobrevivência da empresa e, em alguns casos, oferecer vantagem competitiva para a empresa no mercado. A inovação está ligada a fazer algo novo e que envolve riscos e está muito associada a uma importante ferramenta para as organizações que é a gestão de projetos.

                Inicialmente, vamos conceituar um projeto. Projeto é um trabalho TEMPORÁRIO e ÚNICO que possui inicio e fim claramente definidos, um escopo de trabalho bem definido, um orçamento e um nível de perfomance a ser atingido. São importantes instrumentos para transformar a estratégia em resultados principalmente em ambientes de grandes mudanças.

               Notem que ressaltei as palavras “Temporário” e “Único” porque são a base da importância de gerenciar projetos, pois, se esse é um trabalho temporário, é porque ele tem um fim e esse fim só é atingido quando se alcançam os objetivos do projeto. Se um projeto não possui um objetivo claramente definido, ele corre o risco de virar o que eu chamo de “Projeto Highlander”, não morre nunca e, consequentemente, o projeto não atinge o seu principal objetivo que é gerar resultados e trazer “Dinheiro novo” para a organização.

               “Único” significa que um produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. Por ser único e não ter sido produzido antes, um projeto é carregado de incertezas e riscos, principalmente no seu inicio, e por essa razão deve ser gerenciado e elaborado progressivamente. Essa característica de alto risco é o que aproxima o conceito de projeto do conceito de Inovação.

                 Abaixo você tem uma representação gráfica dessa questão do risco que envolve o projeto.

grafico-de-risco.jpg

                  Como vocês podem perceber o risco é inerente a qualquer projeto, sendo que no inicio você tem um grande risco para cumprimento dos objetivos do projeto e, a medida que o tempo passa, esse risco diminui, mas em contrapartida o que você construiu do projeto começa a sofrer risco o que pode levar a retrabalhos o que aumentaria o custo do projeto.

                   Por essa razão, todo o projeto deve gerenciado  e gerenciar um projeto é aplicar conhecimentos , habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto de forma a atingir os resultados esperados. Gerenciar projetos envolve pessoas, processos e ferramentas.

                  Todo gerenciamento de projeto envolve planejar, planejar para que possa ser controlado. Algumas pessoas não gostam da palavra controle, mas no caso da gestão de projetos, o controle é parte essencial do projeto, pois no começo do projeto não temos todas as informações sobre o que deve ser feito e por essa razão devemos estar atentos a qualquer mudança no ambiente de forma a atuar proativamente na gestão do projeto visando alcançar os objetivos definidos.

                   No próximo post, escreveremos sobre o ciclo de vida do projeto e como as fases se relacionam e a importância de cada uma.

Até lá e um abraço.

About these ads

6 Respostas para “O que é Gestão de Projetos?”

  1. [...] Como vimos em post anterior, Projeto é um EMPREENDIMENTO TEMPORÁRIO e ÚNICO que possui inicio e fim claramente definidos, [...]

  2. [...] comentem que é a falta de capacidade das equipes em identificar o objetivo das tarefas (leia o post “o que é gestão de projetos?” clicando aqui). A primeira coisa que se faz em qualquer projeto é primeiro identificar qual o objetivo do [...]

  3. [...] – O que é gestão de projetos? - > Clique aqui para ler; [...]

  4. [...] – O que é gestão de projetos? - > Clique aqui para ler; [...]

  5. [...] – O que é gestão de projetos? - > Clique aqui para ler; [...]

  6. Frases disse

    [...] “No começo de um projeto podemos fazer tudo, mas não sabemos nada. No final do projeto sabemos tudo, mas não podemos fazer nada.”(leia mais sobre isso aqui) [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.595 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: