Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Livro : Transformando Suor em Ouro

Posted by marcelao em fevereiro 21, 2008


            O livro é um resumo da trajetória profissional como técnico de Bernardo Rezende, o Bernardinho, considerado por muitos como o melhor técnico de esportes coletivos do mundo.

            O livro reúne os fundamentos utilizados na busca pela excelência no voleibol desde os tempos como técnico de um modesto clube italiano na cidade de Perugia até os tempos atuais com o grande sucesso da seleção brasileira de voleibol masculina. O livro tem como enfoque principal a carreira como técnico, mas possui também algumas passagens dos tempos de jogador onde Bernardinho já apresentava as atitudes que hoje tem como técnico.

              Percebe-se ao ler o livro quais os valores que Bernardinho prega e faz valer em tudo que faz. Valores como espirito de equipe, paixão pelo que faz, disciplina, trabalho e outros mais. Cada um deles possui uma passagem no livro onde percebe-se facilmente a importância desses valores para os principios de vida do treinador.

                Para Bernardinho, o espirito de equipe deve ser mantido a todo custo, pois no final das contas, são as pessoas que fazem a diferença. Um exemplo de como esse valor está acima de qualquer individualidade foi o que ocorreu recentemente quando do corte do levantador Ricardinho do pan-americano Rio 2007. Antes do Pan, Ricardinho havia sido eleito o melhor levantador da última liga mundial, no entanto, foi cortado do Pan porque colocou em risco o valor de espirito de equipe da seleção. Mesmo o Pan sendo um título que essa seleção ainda não havia conquistado e se tratando do melhor levantador do mundo, ele colocou em risco essa conquista em prol do espirito de equipe. Isso é que é ter um sistema de valores e prática-los.

                 O espirito de equipe não se trata apenas de juntar os melhores e coloca-los para jogar.  Espirito de equipe é tornar o desempenho do time muito superior à mera soma dos talentos individuais. O papel do lider é entender seus atletas, desvendando seus talentos e suas limitações, identificando os botões corretos a serem apertados.  O que nos leva a refletir que muitos gestores não enxergam os verdadeiros talentos devido a suas próprias limitações como gestores.

                 O “Nós” é sempre mais importante do que o “EU”. Bernardinho cita uma passagem do livro de Earwin “Magic” johnson, um dos gigantes do basquete americano, em que ele dedica um capitulo inteiro aos reservas do seu time, o Los Angeles Lakers, vendo neles a essência do trabalho em equipe que o levou a ganhar tantos campeonatos na NBA. “Eles nos desafiam diariamente a sermos melhores.”

                  O livro apresenta algumas técnicas utilizadas por Bernardinho na condução das suas equipes. Vou citar duas delas :

                   A pirâmide do Sucesso – Uma ferramenta criada por John  R. Wooden, técnico mitico do basquete americano, um grande colecionador de títulos, construtor de times e formador de grandes craques como Kareen Abdul-Jabbar. Wooden percebeu que o sucesso podia ser visto como um edificio construido a partir da superposição de blocos de pedra. Inicialmente, ele selecionou dois blocos como sendo a base do edificio – Empreendedorismo e Entusiasmo, pois sem essas duas virtudes nenhum sucesso era possível. Aos poucos, ele foi acrescentando novos blocos até chegar a 15 que deram forma ao edificio. 5 na base (empreendedorismo, amizade, lealdade, cumplicidade e entusiasmo), 4 sobre eles (autocontrole, concentração, iniciativa e atenção), três acima (condicionamento, talento e espírito de equipe), os dois penúltimos (postura e confiança) e, por fim, o bloco que completa o edificio (espírito de competição). Depois foi acrescentando outras qualidades às faces inclinadas. Uma vez pronta, seu criador percebeu que era possível desvincular o sucesso daquilo que entendemos como vitória;

                    A roda do sucesso – Essa ferramenta foi criada por Bernardinho baseada nas observações colhidas em um ambiente em constante transformação traduzida em um corpo em movimento que gira, descreve circulos, evolui e dirige-se a uma meta estabelecida. Distribuidos ao longo de sua circunferência encontram-se fundamentos como trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança, comprometimento e outros, que, a medida que a roda se movimenta sobre a estrada do planejamento, cada um deles entra em contato com o planejamento para que a meta seja atingida.

                    Em suma, o livro é recheado de ensinamentos de liderança, gestão de projetos, gestão da estratégia e de pessoas. É um verdadeiro prato cheio como exemplo de sucesso e de busca pela excelência.

Um abraço.
P.S : Leia o resumo de outros livros que recomendo nesse link.

Se você quiser ler mais sobre as competências dos lideres do futuro, clique nos links abaixo para ler outros posts relacionados ao assunto :

- Liderança – Existe espaço para arrogância no mundo de hoje? – > Clique aqui;

- Transferência de poder e nova postura do profissional – > Clique aqui;

- Empreendedor Corporativo – > Clique aqui;

- Empreendedorismo, inovação e projetos – > Clique aqui ;

- Liderança do futuro – Lider 2.0 – > Clique aqui;

- Competências dos lideres do futuro – Parte I – > Clique aqui;

- Competências dos lideres do futuro – Parte II – > Clique aqui;

- Leia o resumo do livro “O livro do futuro” de John Naisbitt – > clique aqui;

About these ads

15 Respostas to “Livro : Transformando Suor em Ouro”

  1. [...] distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina.” Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do [...]

  2. [...] – Livro : transformando suor em ouro – > Clique aqui para ler; [...]

  3. [...] Livro : Transformando suor em ouro – > Clique aqui para ler; [...]

  4. Dinho said

    Marcelão, esse resumo do livro do bernardinho vc quem fez ou vc pegou pela net ?

  5. marcelao said

    Dinho,

    o resumo foi eu mesmo que fiz..

    Um abraço.

  6. Manoela Peruzzo da Silva said

    bá. to querendo compra esse livro, será que compro? ta muito caro? dizem que é ótimo… eu so uma amante do voleibol e procuro mais incentiivo… responda por e-mail :D manoelaperuzzo@hotmail.com beijos

  7. Daniela said

    Olá!

    Fiz um post a respeito do Bernardinho também em meu blog. Se quiser, passa lá para comentar.

    Eu me auto Motivei depois de ouvir sua palestra e ler “Transformando Suor em Ouro”.

    Parabéns pelo blog.

    Inté!

    Daniela.

  8. marcelao said

    Daniela,

    obrigado pelo feedback. Mensagens como a sua servem muito de estímulo para continuar compartilhando conhecimento.

    Muito Obrigado.

  9. lilian said

    salve mnha vida estou pra tirar um 0 naprova mais importante da minha vida como eu reparei q vc gosa do livro por favor ma mande uma pequena resenha do capitulo meninas do brasil até amanha por favor eu estou emfrentando problemas familiar então eu não tenho tempo de fazer me ajude
    ??

    meu imail é lilifofa01@yaho.com.br
    ps;eu jogo vollei guarulhos

    • marcelao said

      você pediu através do meu blog uma resenha desse capítulo. Não costumo fazer isso, mas como se tratava de uma questão muito importante para você, decidi faze-lo. Mas, prepare-se melhor da próxima vez e procure planejar-se para cumprir suas tarefas. Aliás, esse é um dos maiores ensinamentos desse livro do Bernardinho : PLANEJAMENTO.

  10. Henrique said

    Aeeew cara, MUITO obrigado pelo resumo, me ajudou demaaais.
    Porque eu li o livro e amanha tenho uma prova no colegio sobre ele, então precisava de um resumo geral, vlw mesmo!

  11. heloisa alves said

    meelhoor livro que eu ja li (:
    me ajudoou muuito ,ainda mais que eu jogo volei (:
    Bernadinho oo melhoor \õ/ como eu queria qe vs fosse meu técnico haha’ :D

  12. Fernando said

    Alo Marcelo

    …na luta não vale apenas transpirar tem é que suar mesmo…

    Muito bom o livro do Bernardinho…

    SDS

  13. [...] resultados são inquestionáveis na excelência, dedicação e paixão pelo voleibol. Em seu livro Transformando Suor em Ouro, fica evidente quais os valores que Bernardinho prega e faz valer em tudo que faz. Valores como [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.601 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: